DicasJovem Aprendiz

Programa Jovem Aprendiz para portadores de necessidades especiais

O programa Jovem Aprendiz é um programa que tem inserido a cada ano milhares de jovens em oportunidades de trabalho e aprendizado em empresas de todas as regiões do país. Os jovens são contratados e pagos para aprenderem a trabalhar nas mais diversas áreas, sendo este programa um ótimo início de vida profissional pra quem pretende qualificar-se desde cedo e garantir uma boa iniciação profissional.

Além de dar subsídio teórico e técnico na aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades das funções de cada aprendiz, o programa influencia muito na construção pessoal de cada um, tendo em vista que o amadurecimento profissional influi nas demais áreas da formação da pessoa.

O programa Jovem Aprendiz

A inclusão de aprendizes com deficiências ao programa

Este programa, além de ser referência na relação de iniciação na carreira profissional de muitos jovens, é também referência na inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho. Desde 2005 está em vigor uma lei que dá possibilidade às empresas contratarem aprendizes com deficiências, independendo a idade da pessoa, porém com um prazo máximo de permanência no programa de dois anos, o que é dessa forma para todo tipo de aprendiz.

Anteriormente era estipulada a idade máxima do aprendiz deficiente de 24 anos, porém tendo-se em vista as particularidades das deficiências, não há como estipular uma idade teto para a possibilidade de inclusão no programa.

 

Como funciona e como se dá o ingresso no Programa Jovem Aprendiz

Toda empresa de médio/grande porte tem, por obrigação, de contratar jovens aprendizes e jovens aprendizes que apresentem algum tipo de deficiência. Cada empresa deve ter entre cinco e quinze por cento do total de trabalhadores como aprendizes. Para participar do programa, os interessados não deficientes devem ter entre 14 e 24 anos de idade, bem como há a necessidade de se estar matriculado em algum curso de aprendizagem profissional.

No caso dos interessados que sejam deficientes físicos, não há quaisquer tipos de pré-requisito. As empresas disponibilizam oportunidades ao Jovem Aprendiz através desses cursos de aprendizagem profissional e, ao surgir uma vaga, é feita uma triagem entre os inscritos no programa, havendo a seleção, entrevista e, por fim, a contratação de determinado candidato.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo