Cursos

Programa Qualificar ES 2020 – Inscrições

Desde 2019, o Programa Qualificar está em andamento no Estado do Espírito Santo proporcionando cursos para os cidadãos adquirirem condições de ingressar no mercado de trabalho. As pessoas interessadas podem se inscrever de acordo com a liberação dos editais, que são lançados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional.

Apesar de ser um programa novo no Espírito Santo, ele já ofereceu muitos cursos a uma boa parte das pessoas e é esperado que, nos próximos dois anos, seja alcançada a marca de 170.000 cidadãos matriculados nos seus cursos de qualificação.

Os interessados no programa Qualificar ES têm opção de cursos virtuais, presenciais e semipresenciais. Em cada edital, o cidadão consulta os cursos disponíveis, em quais cidades eles poderão ser feitos e quantas são as vagas. Destaca-se que a Secretaria pode anunciar várias ofertas de cursos ao longo de 2020.

Dentre os cursos do programam, encontra-se:

 

  • Auxiliar administrativo;
  • Gestão escolar com ênfase em Coordenação;
  • Porteiro;
  • Alfabetização e Letramento na Educação Infantil;
  • Educação Especial Inclusiva;
  • Inglês básico;
  • Segurança no trabalho;
  • Criação e edição de imagens digitais;
  • Informática básica

 

Perfil de quem pode se inscrever no Programa Qualificar ES 2020

Os critérios da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional são poucos, começando pela possibilidade de usar a Internet para fazer as aulas (no caso de quem escolhe as modalidades semipresenciais ou online). É preciso também ter 16 anos completos e saber o básico sobre o uso de Informática.

Para que o Programa Qualificar ES selecione os participantes dos cursos, ele analisará se os interessados estão de acordo com os três critérios acima. Provavelmente, essa classificação se dará com base na ordem em que as pessoas fazem as inscrições.

 

Certificado

O governo do Espírito Santo garante certificado aos participantes do Programa Qualificar ES 2020, lembrando que esse certificado aumenta as probabilidades de a pessoa ser escolhida para uma vaga.

 

Inscrições

Cada edital do Programa Qualificar ES tem seus períodos de inscrição; no edital mais recente, ele vai de 28 de janeiro a 10 de janeiro aqui: https://qualificar.es.gov.br/.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo