Empregos

Programa Time de Emprego SP – como participar

O Programa Time do Emprego é um dos serviços da Secretaria Estadual de Relações do Trabalho (SERT) de São Paulo e serve para que os profissionais tenham mais êxito ao buscar uma vaga. Na realidade, esse não é um programa brasileiro e sim canadense e trata-se de um grupo que tem um número fixo de reuniões com o intuito de se ajudar.

Importante esclarecer que o foco desse serviço não é apresentar vagas a quem estar desempregado, mas sim ajudá-los na mudança de posturas que, eventualmente, possam atrapalhar as suas contratações.

São aceitos no Time do Emprego quaisquer pessoas que tenham a partir de 16 anos e que estejam sem trabalhar. Esses indivíduos passam por reuniões semanais nas quais são ensinados sobre como se portar nas entrevistas de emprego, a estabelecerem metas, a criar currículos e muito mais.

Uma das coisas mais importantes que esse serviço paulista faz, no entanto, é melhorar o autoconhecimento: às vezes, o cidadão está procurando por vagas que não se adequam à sua personalidade ou ao que ele sabe fazer e isso atrasa a sua reinserção no mercado de trabalho.

Em outras situações, o que acontece é que o indivíduo tem um interesse específico em determinada área, mas ele não compreende bem quais os conhecimentos são necessários para trabalhar nela. O Programa Time do Emprego, portanto, serve para aumentar a confiança de quem está buscando trabalho. Nesses grupos, é sempre possível que alguém mencione algum local que está contratando.

Como participar

Quem se interessa em participar do Time do Emprego tem de se dirigir ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) mais próximo para se inscrever. Normalmente, cada grupo (que pode ter até 30 cidadãos) reúne-se 12 vezes e, após isso, um “time” novo é criado com as pessoas que estão na espera.

Ao todo, o Estado de São Paulo tem 221 unidades do PAT, que ficam em regiões como Guaianazes, Américo Brasiliense, Borborema, Campo Limpo Paulista, Piquete, Taubaté, Registro, Salto de Pirapora, São Manual e outras, todas disponíveis em https://www.google.com/maps/d/viewer?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&z=7&mid=1kBU-14xMNlcMu0liJiWsTCYMDfo&ll=-22.379479034162856%2C-48.57335649999999.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo