Dicas

Pronatec diminuem vagas em 50% nos cursos

Mais uma vez a Presidente Dilma Rousseff anunciou mais uma drástica notícia, reduziu em 50% o número de vagas do programa para instituições particulares, para quem não sabe todo o sistema recebe incentivos pelo Governo Federal que de acordo com a LDB é responsável por financiar ensino técnico para jovens e adultos.

Na sexta-feira dia 22 de Maio, as instituições foram notificadas, e os estudantes ficam sem saber exatamente o que está acontecendo, segundo fontes próximas ao governo a medida consiste em uma série de problemas que o programa e algumas instituições conveniadas estão enfrentando.

Problemas no Pronatec diminuem vagas em 50

Motivos do corte

O repasse de custo para as instituições privadas estão ocorrendo com atraso, o sistema deixou de pagar as aulas realizadas desde Outubro de 2014 até Janeiro de 2015, mesma situação do Fies, onde tudo começou justamente pelo mesmo motivo.

Devido ao não pagamento, muitas instituições estão adiando as aulas realizando constantemente prorrogações para que os alunos não sejam ainda mais prejudicados, mas sem o devido repasse das verbas, não é possível saber quando este impasse será resolvido, de acordo com as instituições a nova data para início das aulas será dia 27 de Julho de 2015.

O Governo dos estados de SP, MG e RIO informa que a redução de vagas fez com que nenhuma sala tenha alcançado sua capacidade média de alunos, deixando salas vazias ou instituições que não fecham turmas devido a quantidade de alunos.

Mas de acordo com o Ministério da Educação, todos os programas realizados pelo Governo Federal passaram por dimensionamentos específicos para se adequar aos novos ajustes orçamentários que a presidente exige. A ideia é oferecer uma distribuição mais distinta entre municípios e por este motivo estão ocorrendo novas reestruturação.

O Governo também relatou que manifestou contato com as instituições de ensino para explicar melhor a nova situação e como será futuramente, mas segundo algumas instituições e alunos mais da metade não sabem bem o que está ocorrendo e como devem proceder para garantir seus estudos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo