NotíciasCursosVestibular

Prouni 2024 abre inscrições: veja os requisitos e o número de bolsas

Seguem abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni 2024). Conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o programa ofertará 406.248 bolsas de estudo. Dessas, 308.977 são integrais, representando 76% do total. As bolsas estão distribuídas entre 1.028 instituições participantes, e o prazo para inscrição termina no dia 1º de fevereiro.

Podem participar do Prouni 2024 todos os estudantes que concluíram o ensino médio e que fizeram as provas do Enem nos últimos dois anos. Também podem se inscrever estudantes de escolas particulares sem bolsa de estudos integrais, alunos da rede pública de ensino e professores da rede pública que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e que sejam integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Para as bolsas integrais, é necessário comprovar uma renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.

Como se inscrever no Prouni 2024

Para se inscrever no Prouni 2024, é necessário realizar o login ou cadastro na conta de acesso.gov.br, inserindo CPF e senha. Em seguida, os dados pessoais devem ser preenchidos, e as opções de curso/instituição e modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas) devem ser escolhidas. É possível acompanhar as inscrições diariamente e fazer alterações durante o período.

Documentos para se inscrever no Prouni 2024

Para se inscrever no Prouni 2024 é preciso apresentar a documentação listada a seguir:

  • RG (original e cópia); 
  • CPF (original e cópia); 
  • Histórico escolar (original e cópia); 
  • Comprovante de residência atualizado (cópia); 
  • Comprovante de renda de todos os membros familiares;
  • Certificado de Declaração de Conclusão do Ensino Médio; 
  • Certidão de nascimento (original e cópia).

O Prouni é um programa que tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior público a estudantes de baixa renda e professores da rede pública. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de fevereiro, pelo site do programa. Esta é uma excelente oportunidade para os alunos que procuram uma forma de ingressar no ensino superior com um custo mais acessível.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo