NotíciasCursosVestibular

Prouni 2024: prazo limite para inscrições é definido

Inicia-se no dia 29 de janeiro o período de inscrições para o ProUni 2024 (Programa Universidade para Todos), uma oportunidade para aqueles que participaram do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e buscam uma vaga em instituições de ensino privadas. Aqueles que obtiveram notas satisfatórias no exame concorrerão a bolsas de estudo que variam de 50% a 100% do valor do curso. Desse modo, podem ter a oportunidade de reduzir a mensalidade pela metade ou até mesmo de estudar de forma totalmente gratuita.

Em geral, os cursos mais concorridos tendem a requisitar uma nota mínima maior para concorrer à vaga, parâmetro chamado de nota de corte. Porém, tudo dependerá do número de pessoas que se inscreverem para o mesmo curso e da nota que obtiveram no Enem.

Critérios para a inscrição no ProUni 2024

Para poder se inscrever no ProUni 2024, os candidatos precisam atender a alguns critérios específicos. Além de ter participado das edições 2022 ou 2023 do Enem, é necessário ter alcançado no mínimo 450 pontos em cada uma das cinco provas. Além disso, é requisito ter obtido nota superior a zero na redação e não ter participado do Enem enquanto treineiro.

Já em termos de renda familiar, aqueles que possuem uma renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família poderão concorrer à bolsa integral, que cobre todo o valor do curso. Já as pessoas que possuem uma renda mensal de até 3 salários mínimos por pessoa da família poderão concorrer à bolsa parcial, que cobre até 50% do valor do curso.

Como funciona o cronograma do ProUni 2024?

O cronograma do ProUni 2024 é bastante rigoroso e deve ser seguido à risca pelos candidatos. Ele indica todas as etapas que o estudante deve cumprir até se matricular na universidade desejada. O prazo para matrícula vai variar de acordo com a instituição escolhida, portanto, é importante verificar esta informação diretamente com a universidade.

As inscrições começam no dia 29 de janeiro e se encerram no dia 1 de fevereiro. Após este período, segue-se o cronograma:

  • Resultado da 1ª chamada: 06 de fevereiro;
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 06 a 20 de fevereiro;
  • Resultado da 2ª chamada: 27 de fevereiro;
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 27 de fevereiro a 7 de março;
  • Inscrições para lista de espera: 14 a 15 de março;
  • Divulgação da lista de espera: 18 de março.

Como se inscrever no ProUni 2024?

Para se inscrever no ProUni 2024, os interessados devem acessar o portal do ProUni e clicar em “Fazer inscrição”. Em seguida, será necessário entrar no site do Governo Federal usando o CPF e a senha. Automaticamente o sistema irá reconhecer seus dados pessoais.

Os candidatos terão a opção de escolher a universidade, o curso e o turno desejados. É importante lembrar que a comprovação de renda também será exigida no momento da matrícula na instituição de ensino escolhida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo