Dicas

Prova EJA – Exame Supletivo 2021 – Inscrições e Datas

EJA, Educação de Jovens e Adultos, é um programa desenvolvido para que todos os estudantes que não concluíram determinados níveis de ensino possam adquirir uma oportunidade benéfica para completar esta etapa de suas vidas.

O programa disponibiliza oportunidades para o ensino fundamental e para o ensino médio, garantindo que todos os inscritos e aprovados consigam concluir seus estudos em pouco tempo, de forma bem mais eficiente que a encontrada em escolas comuns, agindo como um supletivo para todos que buscam por esta oportunidade, adquirindo conhecimentos, experiências, aprendizados, etc.

Ter os estudos concluídos é um passo muito importante para um futuro profissional promissor, mas muitas pessoas passam por diversos problemas ao longo da vida que podem impedir que isso aconteça, para isso, existe o EJA que é a Educação de Jovens e Adultos.

Com o EJA tanto jovens quanto adultos podem concluir os estudos em um período menor que as escolas regulares oferecem. Essa é uma ótima oportunidade para as pessoas que encontraram alguma dificuldade em concluir os estudos, a conseguirem os seus diplomas e, dessa forma, conseguir obter uma melhor qualificação profissional.

Prova EJA

Como entrar no EJA?

Para participar do EJA é necessário que todos os interessados participem das provas que são aplicadas por este programa, sendo que estes exames são promovidos pelas Secretarias da Educação de cada estado brasileiro específico, sendo que cada um dos mesmos possui seu método de aplicação e distribuição das vagas, de acordo com a necessidade e demanda que os moradores do local possuem, não havendo qualquer tipo de padrão entre as provas, afinal cada uma delas é decidida sem a necessidade de unificá-la.

O que é a prova EJA Exame Supletivo?

A prova do EJA não possui um conteúdo pré definido, na realidade, cada Secretaria de Educação define os parâmetros da prova e estabelece a quantidade de questões de acordo com a quantidade de inscritos.

Para poder fazer o EJA para o ensino fundamental é necessário ter, no mínimo, 15 anos. Já no caso do ensino médio, é necessário ter mais de 18 anos. Para concluir o ensino fundamental, caso o estudante não tenha concluído nenhuma série, o período será de 4 anos e para o ensino médio, o período é de 1 ano e meio.

Inscrições e datas

As datas de inscrições para a prova do EJA vão depender de cada localidade, já que isso irá depender de cada Secretaria de Educação. O ideal é que o interessado entre em contato com a Secretaria de Educação do seu estado para que ela possa orientar sobre os processos de inscrição.

Para poder realizar a inscrição é necessário que o interessado compareça dentro do prazo estabelecido pela Secretaria de Educação com a documentação em mãos. Os documentos exigidos são: certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de residência atual, um documento de transferência da escola onde o interessado era matriculado, duas fotos 3X4, RG e histórico escolar.

O SESI de cada região também oferece essa prova para os estudantes que queiram concluir os estudos. O ideal é que o interessado procure a unidade mais próxima para poder obter maiores informações.

Atenção para quem é de SP, as inscrições estão abertas, basta se dirigir a unidade escolar mais próxima com o histórico, caso não o possua, será feito um teste de nivelamento. Se você é morador do Rio de Janeiro confira mais informações acessando: http://matriculafacil.rj.gov.br/

Online você encontra os cursos no site Instituto Brasileiro, mas paga um pequeno valor e tem diploma reconhecido pela SEE-SP. Dê uma olhada lá:

http://www.institutouniversal.com.br/supletivo-medio/p

http://www.institutouniversal.com.br/supletivo-fundamental/p

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo