Dicas

Quais comportamentos em redes sociais podem causar demissão?

Ao mesmo tempo em que as redes sociais são um primordiais para receber as notícias, estar em contato com as pessoas e se divertir, elas também se tornaram uma ferramenta para as empresas monitorarem os candidatos a uma vaga e os já funcionários.

Quem trabalha em qualquer empresa deve sempre se lembrar de que continua sendo um funcionário fora do expediente, ou seja, o cuidado com as postagens nas redes sociais é indispensável. A seguir, os comportamentos em redes sociais que podem causar demissão.

1 – Contar segredos da empresa

Cada empresa tem os seus segredos: pode ser um novo projeto, um ingrediente, etc. e os funcionários não podem contá-los de forma alguma, a não ser que estejam autorizados pelos seus superiores. Cabe dizer que as mensagens privadas também são consideradas: caso o funcionário conte um segredo da empresa em um chat e isso seja descoberto, pode ocorrer a demissão por justa causa.

2 – Falar mal da empresa

É normal que os colaboradores tenham alguma insatisfação com o lugar em que trabalham, mas deve-se ter cuidado com os desabafos na Internet. Fazer críticas ao empregador de modo público pode prejudicar muito o funcionário, lembrando que isso pode acontecer mesmo se o nome da empresa não for citado: se o nome da empresa estiver nos dados profissionais, os outros internautas conseguirão fazer essa ligação.

3 – Ofender pessoas

Profissionais que acabam por ofender gravemente outros internautas podem ser dispensados pelo empregador por causa da conduta agressiva. A perspectiva é ainda pior se o funcionário comete ofensas preconceituosas: além da demissão, a pessoa ofendida pode mover um processo.

4 – Falar mal da função que exerce na empresa

Mesmo que o funcionário não desempenhe a função que queria na empresa, é fundamental que ele tenha respeito por ela. Quando o profissional fala mal do cargo que tem ou debocha dele, a empresa pode considerar que essa pessoa não está satisfeita e, por isso, pode não realizar um bom trabalho, optando por demiti-la.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo