Dicas

Quais documentos necessários para ter um CNPJ pelo MEI?

Cada vez mais pessoas desejam ter a garantia dos seus direitos trabalhistas e previdenciários e, por isso, decidem formalizar o seu negócio recorrendo ao programa Microempreendedor Individual (MEI). Apesar de a inscrição como MEI tornar essa pessoa jurídica obrigada a pagar alguns impostos, vale a pena: ela poderá recorrer a crédito especial para empresas, solicitar seguro desemprego e muito mais.

Contudo, tem-se algumas exigências para que alguém possa se tornar MEI, como já ter aberto um CNPJ. Neste texto será explicada a documentação necessária para ter um CNPJ pelo MEI.

Como emitir o CNPJ pelo MEI

Geralmente, os empreendedores têm de gerar o seu CNPJ no site da Receita Federal, mas o portal do MEI também tem essa funcionalidade. Sendo assim, é só acessar o Portal do Empreendedor e clicar em “Formalize-se”; por meio do fornecimento de alguns dados, é possível gerar um CPF e já cadastrá-lo no sistema de tributação simplificada.

Os documentos necessários para ter um CNPJ pelo MEI são os seguintes:

 

  • Contrato social;
  • Comprovante de residência;
  • Pagamento das taxas DARF e DARE;
  • Carnê do IPTU;
  • Documento de identidade do proprietário

 

É importante lembrar que o microempreendedor individual não pode ter um sócio; por isso, caso o interessado esteja pensando em manter sociedade com alguém, será necessário resolver esse problema antes de cadastrar um CNPJ pelo MEI.

É necessário contador para emitir CNPJ pelo MEI?

Nenhum processo que envolve o MEI demanda um contador, na verdade: todos os trâmites são simplificados e o empreendedor consegue tratar de tudo sozinho. Desse modo, dá para emitir um CNPJ pelo portal do microempreendedor individual sem a assessoria de um contador.

No entanto, aquele que sentir necessidade de ter mais instruções e esclarecimentos pode entrar em contato com uma instituição específica: é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Ele é um parceiro oficial do Portal do Empreendedor e oferece dicas sobre documentação, gestão financeira, Marketing e muito mais, de graça.

Para entrar em contato com o SEBRAE, o MEI deve acessar http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo