Modelos de CurrículosDicasNotícias

Quais informações não podem faltar no seu currículo?

Um bom currículo (CV) começa pelas informações inseridas nele. Ter este documento bem estruturado é crucial para quem almeja conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. Além disso, trata-se do pontapé inicial para a disputa de uma vaga e pode deixar você um passo à frente dos demais candidatos.

Porém, devido a grande gama de modelos de currículos existentes, muitos enfrentam dificuldades durante a elaboração. Se este for o seu caso, não se preocupe. Abaixo, veja quais são as informações que não podem ficar de fora da sua carta de apresentação.

Dados indispensáveis em um currículo

  • 1. Informações pessoais

As informações pessoais devem ser os primeiros dados a constar no CV. Como eles são bem importantes, faz sentido colocá-los em primeiro lugar para que os recrutadores conheçam quem passará pela avaliação. Nessa seção, então, é interessante colocar nome completo e a cidade onde mora, assim como informações de contato.

  • 2. Contato

Parece meio óbvio, mas inserir informações de contato, como e-mail, telefones e endereço, é algo fundamental na montagem do currículo. No entanto, muitas companhias enxergam a dificuldade de contato com candidatos à vaga como o primeiro critério de eliminação.

  • 3. Objetivo

O objetivo é um dos principais itens do que não pode faltar no documento. Ele precisa ser curto e sucinto, informando de forma concisa alguns detalhes, como as suas expectativas profissionais, bem como a área de atuação. Independentemente se o currículo é para uma vaga de primeiro emprego ou se você já tem ano de experiência, preencher o objetivo é indispensável para se destacar.

  • 4. Áreas pretendidas

Inserir no currículo as áreas pretendidas pode fazer parte do objetivo, mas o ideal é que elas sejam destacadas à parte, para dar o devido destaque. Essa é uma boa estratégia, especialmente se for o caso de um primeiro emprego, e mostrar ao empregador em quais setores você possui maior aptidão. Para isso, evite escrever frases prontas.

  • 5. Formação acadêmica

Informar a sua formação acadêmica (curso técnico, superior, de extensão, entre outros) demonstra os conhecimentos que podem ser empregados nas diversas funções que implicam o cargo pretendido. Portanto, faça uma lista de forma clara e sintetizada, uma vez que isso pode ser um diferencial muito importante na hora da comparação dos currículos.

  • 6. Histórico profissional

Apresentar um histórico de experiências no mercado de trabalho é algo que fortalece sua imagem como profissional. Neste caso, a sugestão é destacar o cargo exercido, todas as funções desenvolvidas dentro dele e o período em que permaneceu na posição.

  • 7. Idiomas

O simples fato de conseguir se comunicar em um outro idioma já é um fator de destaque em qualquer CV. Por conta disso, é importante descrever quais competências linguísticas você possui para que seja um diferencial — por mais que muitas vagas hoje em dia exijam, no mínimo, inglês básico.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo