Dicas

Quais provas são exigidas no TAF – Teste de Aptidão Física

Com a inscrição em qualquer concurso para policiais ou bombeiros, a etapa de Teste de Aptidão Física (TAF) é algo natural. Esse teste tem o intuito de assegurar que os novos servidores dessas corporações terão plenas condições de atuar em situações que exijam força física ou grande resistência.

Esse teste é feito em dias pré-determinados pela organizadora e o inscrito que não comparece é eliminado do processo seletivo ou concurso. Para a aprovação, é exigido que o candidato tenha pontuação mínima ou superior em todos os exercícios realizados.

Sobre a pontuação mínima, ela não é igual para todas as organizadoras: muitas vezes, todavia, a nota mínima é 2,0. É interessante esclarecer que as mulheres também têm de participar da prova, com a diferença de que são feitas mudanças nos parâmetros, uma vez que a constituição física feminina e a sua força são diferentes.

Provas exigidas no TAF

As provas exigidas no Teste de Aptidão Física são relacionadas aos cargos disputados. Muitas vezes, elas são:

  • Corrida de 12 minutos;
  • Salto de impulsão horizontal;
  • Natação;
  • Flexão abdominal;
  • Flexão de cotovelo na barra fixa

 A forma como o desempenho dos estudantes no TAF é analisada depende do tipo de teste. Para corrida de 12 minutos, são avaliados quantos metros esse candidato consegue alcançar.

Deve-se ressaltar que o órgão público tem de explicar no seu edital como serão as provas do Teste de Aptidão Física. Portanto, é necessário que estejam claros os tipos de atividade e como eles serão avaliados. Se o concurseiro não localizar alguma informação sobre o TAF ou quiser tirar dúvidas sobre ele, basta fazer contato com a banca organizadora.

Como ter melhor resultado no TAF

Procurar no edital quais são as provas do TAF e simulá-las de modo realista é fundamental para se ter boa pontuação. É necessário garantir que os músculos estejam bem alongados na hora de treinar e de executar o TAF, além de manter um bom nível de ingestão de água e de alimentação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo