Dicas

Quais são os documentos necessários para abrir uma empresa no Brasil? (CNPJ)

Diversos documentos são obrigatórios para a abertura de uma empresa no Brasil, notoriamente o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica ou CNPJ. Ele corresponde à identificação básica de cada empresa: consultando o CNPJ, todos podem visualizar se o negócio tem alguma pendência fiscal, se há processos, onde fica localizado, quem são os seus donos e muito mais.

Para a emissão do CNPJ é preciso que o empreendedor tenha algumas certezas, como o tipo de tributação que será usado e o tipo de atividade da empresa. Possuindo essas coisas definidas, então ele poderá ir até a Junta Comercial do Estado para solicitar instruções.  Importa lembrar que o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica tem um custo de emissão diferente para cada tipo de tributação escolhido.

Outros documentos necessários para abrir a empresa

Quando o empreendedor já tem o CNPJ e já está com sua empresa registrada na Junta Comercial do Estado, é o momento de ele procurar pela Prefeitura para solicitar um alvará. Sem ele, a empresa pode ser interditada e o seu dono e eventuais sócios pagarem multa.

Depois que a Prefeitura conceder o alvará à empresa (mais uma vez, com preço diferente para cada setor), é necessário solicitar a inspeção do Corpo de Bombeiros. Para que a corporação aprove a empresa logo na primeira vistoria, indica-se pesquisar como devem estar sinalizadas as saídas de emergência, conferir se as instalações elétricas estão seguras e providenciar todos os extintores indispensáveis.

Sebrae pode fornecer instruções

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) ajuda os empreendedores em todo território nacional, independente do porte do seu negócio e da área. Frequentemente, o SEBRAE oferece oficinas e outros eventos para qualificar e tirar dúvidas, o que é muito útil para quem está começando um negócio e tem problemas com a parte documental.

Para fazer perguntas ao SEBRAE ou participar dos seus eventos gratuitos, basta acessar http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.Na parte superior, o empresário encontrará a opção “SEBRAE nos Estados” e poderá ver suas unidades.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo