Dicas

Qual a nova data para entregar imposto de renda 2020?

Uma das medidas do governo federal para facilitar a nova rotina em tempos de COVID-19 é prorrogar o prazo para que a tradicional declaração de imposto de renda seja enviada. Normalmente, os contribuintes precisam enviar as declarações prontas para a Receita Federal até o último dia de abril, mas essas pessoas ganharam dois meses a mais.

Dessa maneira, todos os contribuintes poderão preparar a declaração de imposto de renda 2020 até 30 de junho, sem que haja cobrança de nenhuma multa. A forma de enviar a documentação continua sendo o software da Receita Federal, que é atualizado todos os anos e deve ser instalado em um computador.

Por que a data de entrega do imposto de renda foi alterada?

Um dos motivos é que os escritórios de Contabilidade, em grande parte, estão fechados. Dessa maneira, as pessoas físicas e jurídicas que precisam dos serviços de contadores para fazer o imposto de renda acabam sem assistência nenhuma.

Caso o prazo fosse mantido para 30 de abril, as pessoas poderiam tentar fazer as suas declarações de imposto de renda sozinhas, cometendo erros e também, claro, tirando a renda desses contadores, lembrando que muitos são profissionais informais.

Além de tudo isso, há a questão das diversas preocupações com as quais a população já precisa lidar nesse momento de pandemia. Poder se esquecer um pouco da obrigatoriedade do imposto de renda já ajuda um pouco.

Como declarar?

A declaração em 2020 só é obrigatória para quem recebeu mais que R$ 28.559,70 como rendimentos tributáveis no ano passado. Para fazer a declaração, é preciso ter tempo: o software da Receita Federal exige o preenchimento de um longo formulário eletrônico, com alguns detalhes que necessitam de atenção.

O programa para a declaração de 2020 pode ser baixado aqui: http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020/download; o internauta poderá escolher entre a opção para dispositivo móvel e para desktop.

Depois que todos os recebimentos e os gastos do ano anterior forem detalhados no formulário, é preciso salvá-lo e fazer o envio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo