O Teste de Aptidão Física (TAF) é uma das etapas obrigatórias para selecionar alguns profissionais, sendo muito usada em concursos públicos para os bombeiros e para policiais. Homens e mulheres são submetidos ao TAF e precisam alcançar um resultado mínimo.
As bancas organizadoras costumam responder pela aplicação do Teste de Aptidão Física; se for necessário, entretanto, pode-se contratar empresas que realizam essa avaliação física.
Como funciona o Teste de Aptidão Física – TAF
A realização do TAF acontece com o acompanhamento de pessoas qualificadas. São pedidos alguns exercícios às pessoas avaliadas, lembrando que a quantidade de repetições é modificada de acordo com a exigência de preparação do cargo e com o sexo.
Dentre os exercícios que são usados no TAF, encontra-se impulsão horizontal, natação, barra fixa e corrida. Os parâmetros de avaliação podem ou não ser informados pelo profissional que está conduzindo o teste.
Pontuação mínima para o TAF
A pontuação mínima no Teste de Aptidão Física costuma ser estabelecido por cada uma das empresas e organizadoras de concurso. Com relação à maioria das avaliações, a pontuação mínima é 2,00 para mulheres e para homens; quando há uma pontuação menos que essa, o candidato a ser bombeiro ou policial não poderá dar continuidade ao TAF e ao concurso em si.
Vale a pena dizer, mais uma vez: essa pontuação mínima pode ser alterada conforme os anos ou os interesses de quem está selecionando.
Dicas para ultrapassar a pontuação mínima no TAF
A pontuação mínima para o Teste de Aptidão Física é indispensável para que a pessoa possa continuar concorrendo ao cargo. Todavia, as chances de alguém tomar posse tendo uma pontuação mínima são quase nulas. Portanto, o candidato tem de se preparar o máximo possível para fazer bastantes pontos:
- Procurar por uma academia ou instrutor especializado que possa ajudar no preparo do TAF;
- Cuidar da alimentação no período que antecede o teste;
- Ingerir bastante água, especialmente se o teste acontecerá em estações mais quentes;
- Fazer alongamento antes e depois do TAF.