Dicas

Qual a pontuação mínima do TAF – Teste de Aptidão Física

O Teste de Aptidão Física (TAF) é uma das etapas obrigatórias para selecionar alguns profissionais, sendo muito usada em concursos públicos para os bombeiros e para policiais. Homens e mulheres são submetidos ao TAF e precisam alcançar um resultado mínimo.

As bancas organizadoras costumam responder pela aplicação do Teste de Aptidão Física; se for necessário, entretanto, pode-se contratar empresas que realizam essa avaliação física.

Como funciona o Teste de Aptidão Física – TAF

A realização do TAF acontece com o acompanhamento de pessoas qualificadas. São pedidos alguns exercícios às pessoas avaliadas, lembrando que a quantidade de repetições é modificada de acordo com a exigência de preparação do cargo e com o sexo.

Dentre os exercícios que são usados no TAF, encontra-se impulsão horizontal, natação, barra fixa e corrida. Os parâmetros de avaliação podem ou não ser informados pelo profissional que está conduzindo o teste.

Pontuação mínima para o TAF

A pontuação mínima no Teste de Aptidão Física costuma ser estabelecido por cada uma das empresas e organizadoras de concurso. Com relação à maioria das avaliações, a pontuação mínima é 2,00 para mulheres e para homens; quando há uma pontuação menos que essa, o candidato a ser bombeiro ou policial não poderá dar continuidade ao TAF e ao concurso em si.

Vale a pena dizer, mais uma vez: essa pontuação mínima pode ser alterada conforme os anos ou os interesses de quem está selecionando.

Dicas para ultrapassar a pontuação mínima no TAF

A pontuação mínima para o Teste de Aptidão Física é indispensável para que a pessoa possa continuar concorrendo ao cargo. Todavia, as chances de alguém tomar posse tendo uma pontuação mínima são quase nulas. Portanto, o candidato tem de se preparar o máximo possível para fazer bastantes pontos:

  • Procurar por uma academia ou instrutor especializado que possa ajudar no preparo do TAF;
  • Cuidar da alimentação no período que antecede o teste;
  • Ingerir bastante água, especialmente se o teste acontecerá em estações mais quentes;
  • Fazer alongamento antes e depois do TAF.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo