DicasJovem Aprendiz

Qual a diferença do Programa Menor Aprendiz e Jovem Aprendiz?

Para que um profissional consiga uma vaga de emprego na área desejada, de acordo com sua qualificação profissional e faixa etária, o mesmo pode usufruir de específicos programas que são voltados aos candidatos que enquadrem-se em determinado perfil para atuação dentro da empresa.

Para os jovens e adolescentes, é possível encontrar dois tipos de programas frequentemente disponibilizados por empresas: o menor aprendiz e o jovem aprendiz, sendo que ambos, ainda que pareçam semelhantes, possuem suas diferenças notáveis e que podem ser destacadas.

Programa Menor Aprendiz e Jovem Aprendiz

O que é menor aprendiz?

O programa menor aprendiz é reservado para os adolescentes que, como o próprio nome diz, são menores de idade, ou seja, os candidatos devem possuir de 14 a 17 anos, no máximo, para conquistar uma oportunidade de emprego do gênero.

No programa menor aprendiz raramente é solicitado que o candidato possua experiência profissional, normalmente sendo o primeiro emprego do funcionário que deseja ingressar na empresa, sendo solicitado, costumeiramente, somente a conclusão do ensino fundamental ou execução do ensino médio.

 

O que é jovem aprendiz?

Diferentemente do programa menor aprendiz, o programa jovem aprendiz permite contratar maior número de pessoas, pois engloba características menos específicas.

Em questão de idade, que é a principal diferença entre ambos os programas, o jovem aprendiz contrata profissionais que possuam entre 14 anos de idade, atingindo os 24 anos de idade.

A exigência de experiência profissional anterior pode depender do cargo que será prestado e dos pré-requisitos da própria empresa, variando de acordo com cada empregador, assim como o nível de escolaridade que também varia, normalmente com vagas de emprego que abordam tanto a contratação para nível fundamental, assim como a para nível médio e até mesmo superior para aqueles jovens que já estão cursando a graduação.

É possível constatar, segundo informações, que o jovem aprendiz engloba o menor aprendiz, ou seja, o menor aprendiz está dentro da denominação de jovem aprendiz, também com a contratação de funcionários a partir dos 14 anos, porém o menor aprendiz, por sua vez, não aceita profissionais que possuem 18 anos ou mais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo