Dicas

Qual o limite de hora extra permitido no mês?

Hoje em dia a jornada de trabalho do profissional que trabalha com carteira assinada no Brasil é bastante extensa se comparada a de outros países. Geralmente as pessoas deveriam cumprir uma jornada de 6 a 8 horas por dia, mas não é complicado encontrar pessoas que trabalham muito mais do que isso na mesma empresa.

A chamada hora extra pode ser tanto algum ruim quanto algo bom para os funcionários. Para a empresa, sempre vai custar um pouco mais manter um trabalhador mais tempo no ambiente de trabalho produzido, as geralmente quando o gestor autoriza fazer uma hora extra ele sabe que o resultado do trabalho que será produzido naquelas horas realmente vai vale a pena.

hora extra

A Legislação da Hora Extra

É  importante que os funcionários fiquem sempre de olho no que a legislação atual diz sobre a prática das horas extras. Isso porque é muito recorrente sabermos de empresas que acabam abusando do funcionário e fazendo com que ele trabalhe mais do que deveria.

Atualmente, as pessoas podem fazer no máximo até duas horas extras por dia, que devem ser acrescidas na jornada de trabalho que os profissionais já devem cumprir normalmente pelo seu contrato de trabalho. Estas horas de trabalho a mais que os funcionários poderão fazer devem estar explicadas no contrato de trabalho e também deve ser de conhecimento do sindicato responsável.

Mas é importante que os funcionários saibam também que existe um limite máximo de 44 horas de trabalho que a pessoa pode fazer por mês, portanto a soma do horário de trabalho nos contratos e mais as horas extras feitas nunca devem passar das 44 horas em suma semana.

Portanto, é muito importante que os empregados mantenham o registro das suas horas trabalhadas nos sistemas de controle que são obrigatórios hoje em dia para todas as empresas. Este cartão ponto ou registro eletrônico também é importante porque poderá ser utilizado posteriormente em um futuro processo contra a empresa caso ela não tenha cumprido com a regra das horas extras. E nunca aceite ficar trabalhando se fazer um registro deste tempo dentro da companhia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo