Dicas

Qual prazo máximo que o salário pode atrasar?

Infelizmente, as companhias, por vezes, atrasam a remuneração dos colaboradores. Inclusive setores públicos podem passar por esse atraso. No entanto, isso não pode ser usual e não prejudica apenas quem trabalha: a companhia também sofre financeiramente. Vale saber: qual o prazo máximo que o salário pode atrasar?

 

Prazo máximo existe?

A companhia não pode atrasar os pagamentos em nenhum dia. Afinal, quando um atraso ocorre, o funcionário é prejudicado em dois sentidos: o primeiro é financeiro e o segundo é moral, porque ele fica constrangido por não pagar o que precisava.

Qual prazo máximo que o salário pode atrasar

Existem colaboradores que recebem duas vezes a cada mês e os que recebem somente no início de cada mês e a data acertada precisa ser obedecida: se o funcionário recebe no dia 5 e também no dia 20, ele não pode ter o seu pagamento no dia 22 ou no dia 6. É claro que, em situações extremas e raras, um dia é tolerável. Porém, os constantes ou de mais dias, não.

 

O que acontece quando a companhia atrasa?

A companhia, ao faltar com o pagamento dos seus colaboradores, causa problemas a ela também: as multas. O valor dessa multa é considerável: o mesmo de um salário mínimo. Contudo, as companhias que continuarem com os atrasos nos pagamentos são multadas em quantia dobrada.

 

Funcionário com a remuneração em atraso pode receber mais

Além da multa, a companhia que está com a remuneração dos seus colaboradores atrasada pode pagar os salários com valor maior. Isso ocorre porque os colaboradores podem receber com a correção referente a esse atraso. Porém, funcionários: não é qualquer atraso que autoriza a correção. Para ter certeza, é bom perguntar para um advogado.

A companhia que atrasa pode ter de pagar também por qualquer prejuízo comprovado dos colaboradores pela falta de remuneração e um exemplo é quando o Serviço de Proteção ao Crédito adiciona o nome do colaborador à relação de pessoas inadimplentes. Mostrado que o colaborador passou por isso pelo salário que não foi pago, a companhia precisa arcar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo