Dicas

Qual Prazo para receber 13º Salário – 1º e 2º Parcela

Um dos primeiros interesses quando as pessoas são registradas é o décimo terceiro salário, sendo ele um dos benefícios trabalhistas. Ele é um valor extra que todos os trabalhadores registrados recebem anualmente, mas os empregadores não têm a obrigação de fazer o pagamento todo em um mês: querendo, eles podem fazer o parcelamento. Desse modo, o trabalhador receberia esse benefício em dois meses.

Quando?

Uma vez que o trabalhador decidiu que o décimo terceiro vai ser pago usando duas parcelas, a primeira delas tem um prazo bem grande para ser quitada: entre o mês de fevereiro e o mês de novembro. Contudo, a maioria dos empregadores paga-a em novembro.

Já a segunda parcela tem um prazo mais específico para que os empregadores acertem: é até o dia 30 de dezembro. Apesar disso, não é problema se as empresas decidirem que vão pagar em uma vez: nesse caso, o mês tende a ser dezembro.

Valor

Normalmente, ele é quase o mesmo valor que o profissional tem como salário, embora a sua base costume ser o mês de dezembro anterior. Deve-se esclarecer que os funcionários que tiveram muitas faltas ou que ficaram afastados podem ter certo desconto quando esse benefício for pago.

Os profissionais podem requisitar o décimo terceiro em uma ocasião especial?

A lei trabalhista autoriza que os funcionários solicitem aos seus empregadores a sua primeira parcela quando fizerem aniversário. Sendo assim, o profissional que nasceu em março pode pedir ao seu chefe que a primeira parcela seja acoplada ao pagamento do mês em questão. É importante que o funcionário comunique isso pelo menos no mês anterior para que o financeiro possa organizar-se.

A decisão de ser em uma parcela pode levar em conta o sindicato?

É possível que sejam realizados acertos entre as companhias e os sindicatos para que seja pago sempre em uma parcela só, mas isso não é tão usual. No caso de esse acerto acontecer mesmo, até os que não têm filiação ao sindicato receberão desse modo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo