Dicas

Quando começam as inscrições do ENEM 2020?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020 já está chamando a atenção dos candidatos a uma vaga nas universidades e faculdades. Afinal, muitos têm dúvidas com relação ao início das inscrições para o exame, que permite a participação no Programa Universidade para Todos (ProUni) e para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Felizmente, os candidatos às vagas já podem ter informações consistentes, uma vez que elas foram anunciadas pelo órgão público responsável por todo o trâmite da prova, que é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Como funciona o ENEM

O ENEM é uma prova composta por 180 questões, sendo estas sobre os assuntos estudados no ensino médio. A sua aplicação é dividida em dois finais de semana consecutivos e ocorre em escolas públicas, privadas e em faculdades, destacando que o participante sempre faz a prova em instituição perto da sua residência.

Em um dos finais de semana, os inscritos fazem também uma redação argumentativa, cujo tema é surpresa, mas sempre relacionado às atualidades do Brasil e do mundo. A nota dessa redação tem um grande peso para a nota final do ENEM.

O INEP anuncia logo após os gabaritos, de acordo com a cor dos cadernos de prova. Contudo, os resultados oficiais só podem ser vistos em janeiro, também no site do INEP.

Quando serão as inscrições do ENEM 2020?

De acordo com o INEP, os candidatos ao ENEM deste ano deverão fazer a sua inscrição em maio; porém, o órgão não sabe informar ainda o intervalo de dias exatos. Por isso, todos os que desejam fazer a prova precisam ficar atentos ao site http://www.inep.gov.br/.

Quando as informações sobre a próxima prova estiverem disponíveis, o site do INEP substituirá o ano de 2019 (visível no momento) por 2020. Acontecendo isso, o candidato já poderá clicar e consultar as informações atualizadas.

Valor da inscrição ENEM 2020

Mais um assunto que interessa os candidatos ao ENEM 2020 é o valor da inscrição, que ainda não foi informado aos participantes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo