Dicas

Quantas páginas deve ter um currículo?

Ao preparar um currículo, o candidato a qualquer vaga deseja mostrar ao recrutador que tem bastante experiência e qualificação. Para isso, essas pessoas costumam encher o currículo de informações que, e vez de ajudá-las a conseguir a vaga, atrapalhará bastante a análise desse recrutador.

É por causa disso que a quantidade de folhas indicada em um currículo deve ser aprendida: deixá-lo muito extenso não ajudará a passar na frente dos outros candidatos, como alguns profissionais podem acreditar.

Quantas páginas?

O máximo de páginas é três, ou seja, o currículo deve ter até duas folhas impressas. Vale lembrar que a fonte deve ser Arial ou Times New Roman e que dois tamanhos são aceitos: o 11 e o 12. Colocar uma fonte muito grande só para que o currículo pareça mais longo é uma péssima estratégia e que será reconhecida logo pelos recrutadores.

O contrário também é válido: usar uma fonte muito miúda para conseguir adicionar milhares de informações também é ruim, inclusive porque o recrutador precisará forçar a vista para a leitura e isso será desagradável.

O que acontece se o currículo é longo demais?

Quando o currículo é longo demais, há muita probabilidade de o recrutador nem mesmo olhá-lo por inteiro por causa da falta de tempo: ele pode ter vários outros currículos para analisar, inclusive concorrendo àquela mesma oportunidade.

Uma vez que o recrutador não analisa todo o currículo, ele acaba não conhecendo todas as potencialidades daquela pessoa, o que poderia ajudá-la até na indicação de outras vagas que também estejam em aberto.

Como deixar o currículo no tamanho ideal

É claro que alguns trabalhadores têm muitas experiências e formações que gostariam de incluir, mas é necessário um pente fino: o candidato deve colocar apenas as informações que são indispensáveis para concorrer à vaga em questão.

Por exemplo: quem vai concorrer a uma oportunidade como técnico em Segurança do Trabalho e tem cursos na área de administração não precisa mencionar isso. Basta colocar as suas qualificações no campo da Segurança do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo