Empregos

Quanto ganha um jornalista da Band? Confira o salário atual de um repórter

Se você é uma pessoa comunicativa e deseja fazer faculdade de jornalismo, então é bom saber quais são as atribuições desse profissional no mercado de trabalho, tanto para evitar surpresas durante a graduação, quanto para, desde já, poder decidir em qual área almeja atuar após a formatura.

Para te ajudar com isso, nós preparamos um breve guia, no qual explicaremos as funções gerais de um repórter. Além disso, destacamos quanto recebe um jornalista contratado pela Rede Bandeirantes, uma das emissoras mais tradicionais da história jornalística brasileira. Dito isso, confira.

O que faz um jornalista?

A principal função do jornalista é informar. Para isso, o profissional utiliza diversas técnicas de entrevista, apuração e escrita aprendidas durante a faculdade, para repassar o conteúdo. Além disso, ele precisa apurar cuidadosamente todas as informações recebidas, para assegurar que está de acordo com a realidade, e adaptar o conteúdo para os mais diversos meios de comunicação.

O campo jornalístico é bem amplo, com o recém-formado podendo seguir para diversas áreas de atuação. Porém, nesta matéria, falaremos especificamente sobre o repórter, um dos cargos mais comuns e indispensáveis em qualquer veículo de comunicação, seja ele televiso, digital ou radiofônico.

Profissão repórter

O repórter é o profissional de jornalismo que as pessoas costumam se deparar nas ruas e nas telas da TVs. Ele é o principal responsável por pegar a pauta e montar a matéria que será transmitida para o público. Para isso, ele conversa com inúmeras pessoas, apura todas as informações e monta o conteúdo de acordo com o meio utilizado para divulgação.

Além disso, ele também fica encarregado de escrever o texto e gravar os áudios se assim for necessário, bem como pode participar do processo de edição, dando dicas e orientações do que fazer para que o conteúdo seja compartilhado sem erros. Resumidamente, estas são as principais atribuições de um repórter:

  • 1. Informar o público elaborando notícias para divulgação, informando com responsabilidade e adequando-se a linguagem do veículo de comunicação;
  • 2. Coletar informações, definindo, buscando e entrevistando fontes de informação, apurando o que lhe foi passado e confrontando dados e fatos;
  • 3. Construção da matéria, elaborando a pauta e a executando-a;
  • 4. Registrar informações, seja fotografando ou gravando imagens, redigindo textos jornalísticos, filmando entrevistas, ilustrando matérias, entre outros;
  • 5. Qualificar a informação, contextualizando fatos, interpretando, questionando e hierarquizando informações, organizando e formatando matérias jornalísticas.

Quanto ganha um repórter da Band?

Segundo a plataforma Glassdoor, que reúne informações sobre salários, remunerações, gorjetas, bônus e pagamento por hora de acordo com relatórios e estimativas de funcionários, um repórter da emissora ganha, em média, R$ 3 mil. A depender da experiência do profissional, a remuneração pode chegar até R$ 6 mil.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo