NotíciasEmpregos

Quanto um motorista de app irá receber em 2024? Confira

No Brasil, os motoristas de aplicativos de transporte, como Uber e 99, estão à beira de uma mudança significativa na forma como são remunerados, graças a um novo projeto de lei. Se aprovado, o projeto proposto pelo governo federal garantiria a estes trabalhadores um salário mínimo mensal de R$ 6 mil.

O Projeto de Lei, informalmente conhecido como PL dos Trabalhadores de Aplicativo, busca regularizar a situação dos motoristas que trabalham com o transporte de passageiros através de apps, garantindo a eles uma remuneração mínima. É importante destacar que esta regulamentação se aplica especificamente a motoristas que transportam passageiros, e não inclui aqueles que realizam entregas de alimentos ou mercadorias.

“Hoje é um dia especial porque representa um marco significativo no mundo do trabalho, um momento em que trabalhadores e empresários se sentam à mesa de negociações para moldar um novo quadro organizacional. Vocês acabaram de criar uma nova modalidade no mundo do trabalho”, afirmou o presidente Lula durante a cerimônia de lançamento da proposta, na última segunda-feira, 4 de março.

O que muda para os motoristas de aplicativo com a nova lei

A lei promete várias mudanças positivas para os motoristas. Além do salário mínimo garantido, a lei também permite que os motoristas trabalhem para várias empresas sem estabelecer um vínculo empregatício formal. Além disso, após seis horas de trabalho, os motoristas terão direito a benefícios como vale-refeição e serviços médicos e odontológicos.

A implementação dessa mudança legislativa poderia não apenas melhorar a qualidade de vida dos motoristas de aplicativo, mas também representar um passo significativo no avanço das relações de trabalho mediadas por plataformas digitais. Com remuneração justa, os motoristas poderão investir mais em suas carreiras, saúde e bem-estar, contribuindo assim para um mercado de trabalho mais equilibrado e sustentável.

Próximos passos para a aprovação da lei

O projeto agora segue para análise e votação no Congresso Nacional, com um prazo de 45 dias para sua conclusão. Se aprovado e sancionado, a lei entrará em vigor, dando início a um novo capítulo para os motoristas de aplicativo no Brasil. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo