Programas sociais

Quem recebe o Bolsa Família vai ter direito ao Vale Gás?

O Auxílio Gás, também conhecido como Vale-Gás, é um auxílio que tem sido de suma importância na vida de famílias de baixa renda, uma vez que o benefício ajuda na obtenção de um botijão de gás de 13 kg e, consequentemente, não compromete a renda mensal dos segurados.

O benefício, como citado há pouco, é destinado àqueles que estão em conformidade com os pré-requisitos para os programas sociais do Governo Federal. Ou seja, para ser contemplado pelo Auxílio Gás, o interessado precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Apesar de ser algo óbvio para grande parte dos beneficiários, há aqueles que ainda possuem dúvidas sobre como receber o Vale-Gás ou se é possível acumular o recebimento dos auxílios. Diante deste cenário, nesta matéria, vamos elucidar todas as questões que englobam o benefício. Portanto, siga a leitura até o fim e saiba tudo sobre o Auxílio Gás.

Inscritos no Bolsa Família recebem o Vale-Gás?

Indo direto ao ponto, a resposta é sim. Todos os cidadãos agraciados pelo programa social têm direito a receber o Auxílio Gás. Porém, nem todos os segurados do Bolsa Família recebem o valor. Isso porque, em agosto deste ano, o Governo Federal declarou oficialmente que não possui recursos suficientes para atender todas as famílias que cumprem os pré-requisitos.

Como informado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), aproximadamente 40 milhões de famílias podem receber o Vale-Gás, mas apenas seis milhões recebem o auxílio, que é pago a cada dois meses. Portanto, só quem pode confirmar se uma família inscrita no Bolsa Família recebe o Auxílio Gás é o próprio Governo Federal, por meio de suas centrais de atendimento.

Canais de informação do Governo Federal

A forma mais prática de verificar o status do CadÚnico é pelo site Meu CadÚnico. Ao acessar a plataforma, será preciso informar os seguintes dados:

  • 1. Nome completo;
  • 2. Data de nascimento;
  • 3. Nome completo da mãe;
  • 4. Local onde mora.

Porém, há outras formas de consultar o CadÚnico. Neste caso, o cidadão pode verificar o status de aprovação por meio dos aplicativos móveis disponibilizados, que incluem o app do CadÚnico, o app do Bolsa Família e o app do Caixa Tem.

Importância do Auxílio Gás

Saber se você e sua família têm direito e como receber os benefícios do Governo Federal é crucial. Com isso em mente, caso ainda possua dúvidas sobre o Vale-Gás e seus detalhes, a orientação é entrar em contato com os canais mencionados acima, uma vez que, por meio deles, você pode verificar facilmente a sua elegibilidade.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo