Regras da ABNT 2019 Regras de Formatação TCC e Monografia

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma organização que determina como a formatação de diversos documentos deve ser feita. Seu intuito é fazer com que o produto final tenha credibilidade perante o meio acadêmico, além de que eles sejam uniformes e muitas das suas regras são para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e para monografias.

Formatação

A ABNT é rígida no que se refere à formatação obrigatória. A fonte sempre deve ser Arial ou Times New Roman preta e em tamanho 12; as margens esquerdas e superiores devem ser de 3cm enquanto as margens direitas e inferiores precisam ser de 2cm.

O papel sempre deve ser branco e com configuração A4 e o itálico é permitido para destaques, principalmente termos estrangeiros. É obrigatório que o TCC ou a monografia tenha o texto justificado e com 1,5cm entre cada linha.

Estrutura do TCC ou monografia

Quando se segue as normas da ABNT, há várias seções antes de as discussões principais do trabalho serem iniciadas. São elas: capa, lombada (recomendada quando é um trabalho extenso e será encadernado), folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo e resumo em língua estrangeira.

Há algumas seções que nem sempre aparecem nos trabalhos por falta de necessidade, mas que podem ser usadas: são as listas de ilustrações, de tabelas, de abreviaturas e de símbolos. Depois de todas essas listas (ou do resumo em língua estrangeira), coloca-se o sumário.

As partes acima são chamadas de pré-textuais e as textuais são as que vêm em seguida: tratam-se dos capítulos do TCC ou monografia. Primeiro, é preciso escrever uma introdução; depois, colocam-se quantos capítulos forem necessários (o que é identificado como desenvolvimento) e a conclusão.

Será imprescindível incluir as referências usadas. No caso de o autor querer mostrar documentos extra, terá de incluir anexos e, se houver muitos termos específicos em seu trabalho, é indicado preparar um glossário.

Acessando http://www.abnt.org.br/normalizacao/lista-de-publicacoes/abnt, o estudante encontra os detalhes normativos de cada parte do trabalho acadêmico.


 




Comentar