Regras para trabalhar na eleição 2018 – Salários, benefícios

Muitas pessoas aguardam ser convocadas como mesárias para trabalhar nas eleições, mas muitas também escolhem se cadastrar voluntariamente e não faltam benefícios para aqueles que fazem isso. Um deles é passar à frente dos demais nos concursos públicos, o que melhora as probabilidades de ser empossado.

Os mesários que se inscrevem têm o deferimento ou não do juiz eleitoral e uma das razões para indeferimento é quando a zona eleitoral onde a pessoa vota já está cheia: geralmente, o mesário vota e trabalha no mesmo lugar. O cadastro em questão é feito no Tribunal Regional Eleitoral: basta colocar TRE no Google com a sigla do Estado. A resposta do juiz eleitoral vem em até 2 meses com a existência de um edital.

Em Belém, no Pará, urna eletrônica apresenta problema e é preciso ser trocada (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Entretanto, eles devem ter 18 anos e não podem ter vínculo emocional ou familiar com os candidatos: a exceção é quando se trata de laço da terceira geração em diante.

No dia das eleições, é necessário que o mesário tenha postura e que trate de maneira respeitosa todos os eleitores, inclusive dando informações aos que estiverem procurando pelas suas seções. Vale dizer que os mesários também devem ficar atentos quando registram os números de documentos dos eleitores.

É fundamental que os mesários estejam comprometidos também com os treinamentos do Tribunal Regional Eleitoral: não é possível trabalhar na eleição se o indivíduo não foi treinado.

Por que trabalhar na eleição 2018 vale a pena?

Os candidatos que estiverem empatados com outros em algum certame terão mais pontuação, além de se receber duas folgas para cada turno trabalhado e para cada dia de treinamento. Os mesários também podem usar esse voluntariado como horas complementares, desde que tenham algum documento que confirme que eles trabalharam na eleição de 2018.

Quais são as atribuições do mesário voluntário?

Os mesários recepcionam os eleitores nas suas seções eleitorais, solicitando seus documentos e registrando seu número de identicidade. Eles esclarecem dúvidas referentes à urna eletrônica e também concedem os comprovantes de eleição.


 



Deixe um Comentário: