Resultados e pontos do ENEM 2019 – Consultar

Os resultados do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que aconteceu em 2019, já podem ser consultados pelos participantes. Inclusive, eles já podem também efetuar a inscrição para os programas educacionais do governo que usam essas notas, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Os resultados levam em conta o desempenho do participante em cada eixo separado: o sistema realiza uma média com o aproveitamento do indivíduo em todas as provas. A nota da redação, inclusive, também faz parte do resultado.

Como consultar os resultados e os pontos do ENEM 2019

É bem fácil consultar quanto foi o resultado no ENEM de 2019. É só:

 

  • Entrar na página do participante do INEP clicando aqui;
  • Inserir os dados de login;
  • Ir até a página de resultados

 

É importante conferir se todos os dados pessoais e da própria prova (como a sua cor) estão corretos. No caso de o participante desconfiar de que há inconsistências nesse resultado, ele pode solicitar a ajuda do INEP usando os canais de atendimento mostrados no site.

Todavia, é preciso que essas possíveis inconsistências tenham embasamento. Inclusive, para que se possa mover ações judiciais para possíveis revisões de notas.

O que são os pontos do ENEM 2019?

Muitas pessoas chamam a nota do ENEM de pontos, enquanto outros usam o termo nota de corte, que também é adotado pelos programas educacionais do governo federal. Na realidade, os pontos que o participante visualizar quando abrir o seu resultado do ENEM correspondem à sua nota e/ou nota de corte.

Suponha-se que um participante abriu sua página de resultados no site do INEP e descobriu que sua pontuação foi de 750. Isso significa que essa também será a sua nota de corte para concorrer às vagas nas universidades. Desse modo, será possível concorrer apenas a cursos que exijam nota igual ou inferior a 750.

É importante lembrar que algumas instituições particulares também distribuem as vagas em seus cursos baseando-se na nota da redação do ENEM.




Comentar