NotíciasProgramas sociais

Saiba se você precisa renovar o cadastro no Bolsa Família 2024

A cada dois anos, os cidadãos registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) devem realizar a atualização cadastral, uma vez que isso garante a permanência em iniciativas assistenciais, como o Bolsa Família.

Vale lembrar que a atualização do CadÚnico é um requisito obrigatório para os segurados do programa social em 2024 ou de qualquer outro programa acessado por meio do registro no banco de dados. Inclusive, aqueles que ainda não ingressaram no Bolsa Família, mas desejam fazer parte no ano que vem, também devem atualizar as informações passadas.

É importante ter em mente que o procedimento permite que o Governo Federal obtenha informações atualizadas das condições de vida das famílias, como onde moram, quem são os membros da família, qual é a renda mensal, de onde vem a renda e quais os gastos familiares. Logo, manter os dados em dia é crucial.

O que acontece caso o cadastro não seja renovado?

Como você deve imaginar, a renovação cadastral é fundamental para que o governo conheça o panorama detalhado de como uma família vive. Por meio destes dados, é possível determinar o nível de pobreza e vulnerabilidade de uma núcleo familiar. Se houver orçamento disponível, novas vagas são abertas para inclusão no Bolsa Família em 2024 e os inscritos devidamente registrados, eventualmente, serão selecionados.

Cabe destacar que a atualização cadastral não beneficia apenas aqueles que almejam entrar no programa, mas também pode potencializar o valor recebido por aqueles já inscritos, tendo em vista que o Bolsa Família passou a pagar benefícios extras para crianças, jovens e gestantes.

Como saber se há necessidade de renovação?

A necessidade de atualização do CadÚnico não é determinada pelo programa em si, e sim pelo Governo Federal. Isso porque existem grupos específicos que são obrigados a realizar essa renovação e serão notificados pelas autoridades sobre o prazo limite. É possível consultar a situação cadastral por meio do aplicativo Meu CadÚnico, do app Bolsa Família ou do app Caixa Tem.

É de suma importância que o representante familiar esteja atento não só às mensagens enviadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), mas também aos prazo para realizar essa renovação cadastral.

O procedimento, como informado há pouco, é imprescindível quando ocorrem mudanças na renda da família, se um novo membro passa a fazer parte da família (nascimento), no caso de troca de endereço residencial ou se uma criança ou jovem muda de escola, entre outras situações.

Onde posso atualizar meus dados?

A renovação cadastral do Bolsa Família 2024 pode ser feita de forma 100% online, por meio do app Meu CadÚnico, caso não haja alterações nos dados pessoais. Entretanto, se ocorrerem alterações em qualquer informação, será preciso comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo