NotíciasProgramas sociais

Saque-aniversário liberado na Caixa: R$ 2,9 mil disponível

Está disponível a retirada do Saque-Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 2024. Os cotistas agora podem programar seus saques com base no seu mês de nascimento, possibilitando uma melhor organização. 

O Saque-Aniversário permite aos trabalhadores acessar anualmente uma parte dos seus fundos do FGTS, com retirada no mês de seu aniversário. Essa possibilidade é oferecida aos trabalhadores que optaram por essa modalidade de saque, em vez da retirada total somente em casos como aposentadoria, compra da casa própria ou demissão sem justa causa.

O trabalhador que optar pelo Saque-Aniversário do FGTS tem a possibilidade de solicitar, através do aplicativo do FGTS, o retorno à modalidade Saque-Rescisão, desde que não tenha contratado uma operação de antecipação. É importante lembrar que a mudança de modalidade só terá efeito a partir do 25º mês após a data da solicitação de retorno.

Calendário de saques

O calendário do Saque-Aniversário do FGTS para 2024 já foi confirmado, com base no mês de aniversário de cada trabalhador. As datas definidas para cada mês são:

  • Os nascidos em janeiro podem realizar a retirada entre 2 de janeiro e 29 de março;
  • Já os nascidos em fevereiro, entre 1º de fevereiro a 30 de abril, e assim sucessivamente, até os nascidos em dezembro, podem sacar de 2 de dezembro até 28 de fevereiro de 2025.

Como se inscrever no Saque-Aniversário?

Para realizar a inscrição para o Saque-Aniversário do FGTS, o trabalhador deve optar por essa modalidade durante o mês de seu aniversário. O trabalhador que faz aniversário em janeiro, por exemplo, deve efetuar a mudança de modalidade de saque até 31 de janeiro para conseguir receber ainda no mesmo ano. Desse modo, ao escolher pelo Saque-Aniversário, o trabalhador passa a ter acesso anual a uma parte do seu FGTS, anteriormente só possível em situações específicas.

Qual o valor a ser sacado?

O valor do Saque-Aniversário do FGTS varia de 5% a 50% do total disponível na conta do trabalhador na data do seu aniversário. Muitos optam por essa modalidade para utilizar esse dinheiro em investimentos, pagamento de dívidas, viagens, entre outros. O valor máximo de retirada é R$ 2,9 mil, a depender do saldo em conta.

Regras do Saque-Aniversário 

O Saque-Aniversário do FGTS foi criado para permitir uma maior flexibilidade ao trabalhador sobre o uso do seu fundo de garantia. No entanto, se optar por essa modalidade, o trabalhador não terá direito a retirar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Essas e outras regras devem ser conhecidas antes da opção por essa modalidade de saque.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo