Dicas

Saque do PIS/PASEP 2020 foi cancelado?

O governo federal colocou fim, no começo de abril, no Programa de Integração Social (PIS) e no Programa de Formação de Patrimônio dos Funcionários Públicos (PASEP). s, a extinção trata-se mais de burocracia e, em um primeiro momento, não afetará diretamente os trabalhadores.

Deve-se esclarecer que os saques conhecidos como abono salarial não serão extintos. Porém, não haverá mais um setor só de PIS e outro só de PASEP: a partir do segundo semestre, todos eles estarão vinculados ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A previsão do governo federal é que o PIS PASEP seja totalmente extinto até o último dia de maio. A partir de então, as pessoas que tiverem valores referentes a esses fundos poderão retirá-los até 2025; após esse período, eles serão incorporados como patrimônio do governo federal e o trabalhador não poderá reavê-los.

Funcionamento do PIS PASEP

O PIS e o PASEP davam origem ao benefício chamado de abono salarial, que os funcionários privados e públicos podiam sacar depois de certo tempo de carreira. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil eram os órgãos responsáveis por toda a gestão desses benefícios e os saques, bem como divulgação de calendário anual.

Como se saca os valores de PIS PASEP acumulados

É preciso sacar os valores de PIS PASEP para que eles, como já dito, não sejam considerados patrimônios do governo federal. Os saques têm de ser efetuados via conta bancária na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil; quem não for correntista deve entrar em contato pelos canais de atendimento e pedir a transferência.

Para o saque do abono salarial em lotéricas, os trabalhadores privados e públicos têm de levar documento oficial de identidade. Por causa do isolamento social, contudo, é mais seguro primeiro telefonar para o banco e apenas depois, de acordo com as instruções recebidas, dirigir-se às lotéricas.

A Caixa Econômica tem uma área só de informações sobre o PIS em http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx.

O Banco do Brasil também tem sua própria página com instruções sobre o PASEP em https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/setor-publico/governo-federal/gestao/gestao-de-recursos/pagamento-de-ordens-bancarias,-salarios-e-beneficios/pasep#/.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo