SISU 2019 – Como Funciona, Inscrições, Resultado e Lista de Espera

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um dos programas que visam ampliar as possibilidades de estudo em grau superior. Criado pelo Ministério da Educação, ele serve para que os estudantes disputem uma oportunidade nas faculdades públicas do país e a seleção para o primeiro semestre de 2019 já está em andamento.

Como funciona

A disputa pelas vagas é baseada na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): cada instituição e curso tem uma nota de corte e os candidatos precisam ter avaliação compatível no exame. Por exemplo: se o curso de Administração em determinada faculdade pública tem nota de corte 650,0, o candidato que teve nota abaixo disso no ENEM não consegue disputar a vaga. Entretanto, ele poderá se candidatar a um curso que tenha nota de corte menor.

É preciso lembrar que essas notas de corte não são definitivas, ou seja, elas podem mudar durante o processo do SISU. Uma universidade que exige 670,0 para Biologia pode, ao longo da seleção, passar a exigir 650,0 ou 680,0, por exemplo. Os que fizeram a matrícula com a nota de corte menor não são prejudicados.

Inscrições

Serão no site do Sisu: http://sisu.mec.gov.br/, entre 22 e 25 de janeiro de 2019. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada são de graça e, a partir do dia 23 de janeiro, o site mostrará aos candidatos as mudanças de nota de corte, destacando-se que é possível escolher dois cursos: assim, o estudante monitora as notas de corte para eles e efetua a matrícula naquele que se encaixar.

Resultado e lista de espera

Em 28 de janeiro, as pessoas selecionadas pelo SISU serão chamadas para a matrícula no que é chamado de Chamada Regular. Os estudantes que não conseguirem a vaga podem se inscrever na lista de espera, fazendo isso entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro. São as próprias universidades que avisam os participantes da lista de espera sobre as convocações a partir de 7 de fevereiro.


 



Deixe um Comentário: