terça-feira, maio 23, 2023
HomeVestibularSISU 2023 – Datas

SISU 2023 – Datas

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) sempre gera bastante expectativa nos estudantes porque permite conseguir uma vaga em instituições públicas de ensino superior. Inclusive, é por meio da inscrição no Sisu que se consegue entrar, muitas vezes, em instituições federais.

Todos os anos, o Ministério da Educação faz um novo calendário para que as pessoas interessadas em estudar em instituições públicas concorram a uma vaga. Portanto, saber das vagas para 2023 é primordial para quem está estudando.

Neste material, mais informações referentes ao programa Sisu como um todo e, claro, seu calendário para 2023.

 

Quem pode estar no Sisu?

Felizmente, o Sisu é liberado para qualquer pessoa que tenha o interesse de ingressar em uma universidade pública: não há restrição de renda e nem de idade.

Porém, é obrigatório que o indivíduo que se inscrever tenha estado no último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Desse modo, quem não fez a prova em 2022 não poderá estar no Sisu de 2023.

A alternativa, nesses casos, será inscrever-se no ENEM deste ano para que se possa estar no Sisu de 2024.

 

Datas de 2023

 

Para a decepção de quem ainda estava pensando em se inscrever, isso não é  possível porque as datas de inscrição chegaram ao fim em 24 de fevereiro. Inclusive, até a lista de espera já não está mais disponível.

Entretanto, aqueles que já se inscreveram podem aguardar pelas chamadas de convocação que são liberadas pelo MEC em https://acessounico.mec.gov.br/sisu. A última convocação, inclusive, aconteceu em 13 de março.

Todas as atualizações com relação às datas do Sisu para 2023 deverão ser verificadas pelos candidatos à universidade acessando o link acima.

 

E no segundo semestre?

 

O Sistema de Seleção Unificado costuma permitir novas inscrições no segundo semestre de cada ano. Sendo assim, quem não conseguiu se inscrever no programa do MEC na primeira metade do ano pode tentar de novo.

No link do programa, os interessados podem averiguar a partir de abril ou maio a existência de inscrições para a segunda metade de 2023.

O principal requisito é o mesmo: ter feito o ENEM em 2022 e, claro, ter tido uma boa nota.

 

Como funciona a vaga no Sisu 2023

 

As instituições públicas de ensino superior são cadastradas no Sistema de Seleção Unificado e deixam as suas vagas à disposição. A nota de corte corresponde à nota que a pessoa obteve no ENEM: se ela tirou 750, por exemplo, ela terá disponíveis todos os cursos que exijam essa nota de corte ou menos.

Vale salientar que o mesmo curso pode sim apresentar nota de corte variada de uma instituição para outra. Isso acontece porque, se a universidade tem poucas vagas, por exemplo, ela pode colocar uma nota de corte maior.

Quem sonha em estudar determinada coisa e vê que a nota de corte está alta demais em uma instituição, portanto, não deve se esquecer de pesquisar em outras instituições.

Inclusive, é importante deixar claro que essa nota de corte pode até variar a cada ano letivo.

 

 

Veja mais

Deixe um Comentário:

Últimas Notícias