NotíciasCursosVestibular

SiSU 2024: veja a data limite para os aprovados se matricularem

Em 31 de janeiro último, o Ministério da Educação (MEC) divulgou resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024. Para os candidatos aprovados, o período de matrícula iniciou na última sexta-feira, 2 de fevereiro.

A publicação do resultado do SISU 2024, prevista inicialmente para o dia 30 de janeiro último, sofreu atraso por problemas técnicos e só foi veiculada no dia seguinte, 31 de janeiro. Agora, os candidatos aprovados já podem consultar o resultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para a realização da matrícula na instituição escolhida, o prazo se estende de 2 a 7 de fevereiro. Os próprios editais de matrícula de cada instituição irão trazer informações importantes para o processo.

Lista de espera do SISU 2024

Para os candidatos não convocados na primeira chamada, é possível manifestar interesse na lista de espera do SISU. Essa manifestação poderá ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A data de divulgação do resultado da lista de espera depende das datas definidas por cada instituição.

Vagas disponíveis no SISU 2024

No processo seletivo SISU 2024, foram disponibilizadas 264.254 vagas em instituições de ensino superior de todo o Brasil. As vagas são oferecidas por 127 instituições, incluindo universidades federais, estaduais, institutos federais e centros tecnológicos. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ofereceu o maior número de vagas, com 9.240, entre as instituições. O IFSP (Instituto Federal de São Paulo) ofereceu mais vagas entre os institutos federais, com mais de 5 mil. A região Nordeste foi a que mais disponibilizou vagas, totalizando mais de 118 mil para os candidatos.

Novidades do SISU 2024

De acordo com o MEC, o SISU passou por alterações na edição de 2024. Em vez de duas edições anuais, haverá apenas uma. As vagas serão disponibilizadas no primeiro semestre, porém, os candidatos aprovados poderão ingressar tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024.

Além disso, o MEC destacou a implementação da Lei de Cotas, que estabelece alterações na seleção do SISU. As vagas foram destinadas aos candidatos que participaram da modalidade “cotas”, de acordo com os critérios da lei e as políticas de ações afirmativas de cada instituição participante.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo