Dicas

Telefone do Mec, Ministério da Educação – 0800-616161

O trabalho do Ministério da Educação é implantar e executar todas as políticas existentes de cunho público na área educacional brasileira. E com isto é o responsável por uma implementação de diversos tipos de programas federais que são voltados para a área de educação, dentre os serviços citados podemos mencionar o ProUni, Fies, ENEM, ENADE, ENCCEJA, REUNI, SISU, entre vários outros serviços que tem como principal ponto de vista uma melhoria de educação no país de forma geral, tudo isto tanto para o aluno como para seus educadores.

O órgão teve a sua criação nos anos 30 pelo presidente Getúlio Vargas e englobava uma série de serviços diferenciados de ministério da saúde, educação e meio ambiente. Os assuntos específicos da área da educação brasileira eram tratados diretamente pelo Departamento Nacional do Ensino.

Telefone do Mec, Ministério da Educação

Foi apenas a partir de 1953 que o ministério acabou ganhando uma autonomia e o MEC  foi então criado. Vale citar que o Ministério da Educação ficou independente a partir do ano de 1985 do Ministério da Cultura para atuar apenas com a política pública existente de educação brasileira.

Os telefones de contato do Ministério da Educação

O MEC conta com diversos tipos de unidades em todos os estados do Brasil, com uma central de atendimento considerada própria. O telefone do MEC 0800 é totalmente gratuito, e por isso para o cidadão entrar em contato e ter informações é muito simples, o telefone é o 0800-616161.

Cada um dos estados o Ministério da Educação conta com algumas representações, veja alguns telefones de contato a seguir:

MEC Rio de Janeiro telefone: (21) 2691-9802

MEC São Paulo telefone: (11) 2763-7563

MEC DF – Distrito Federal pelo telefone (61) 3799-3000

Vale citar que apesar destas facilidades de atendimento, a forma que o órgão presta mais serviços para a população é o telefone gratuito que pode ser utilizado por todos. Vale a pena ainda entrar em contato com o Ministério através do site www.mec.gov.br e consultar diversas informações que estão disponíveis no site e ainda encaminhar formulários de reclamação ou ainda de solicitação de algum serviço em específico.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo