Empregos

Trabalhar de Formatar Computadores – Manutenção de PCs

Quase todos os donos de computadores já tiveram de realizar uma formatação. Esse procedimento é feito pelos técnicos de Informática quando o sistema tem algum vírus que não pode ser tirado com os softwares adequados ou quando há uma saturação no disco rígido. Outro motivo para formatar é quando o usuário precisa de outro sistema operacional.

Através da formatação, muitos arquivos são mandados para fora do computador e não somente os que estão com algum vírus, mas os que tiveram erro na hora do download e estão corrompidos. Desde programas desatualizados até as extensões também podem ser excluídas.

É recomendado que todo computador seja formatado anualmente e, agora, os técnicos de Informática têm meios para que os arquivos que são fundamentais para o cliente sejam preservados.

O que se faz para trabalhar de formatar computadores?

Para alguém fazer formatar os computadores precisa realizar o curso técnico de Manutenção de PC, que é ofertado em diversos estabelecimentos de ensino. O curso também abrange a montagem desses aparelhos e uma das escolas nas quais ele pode ser realizado é a Microlins, havendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) também.

A carga horária tende a ser superior a 282 horas e não é comum que o curso seja à distância: pelo contrário, são muitos laboratórios nos quais os estudantes desmontam os aparelhos e treinam a sua configuração. Se houver alguma matéria EAD, ela deverá ser a que ensina teoricamente como é a estrutura do equipamento.

Os técnicos que fazem formatação podem cobrar valores diversos: algumas formatações, por exemplo, custam R$ 100,00 e são realizadas nos notebooks também.

Onde trabalhar?

A maior parte dos técnicos de Informática acaba atendendo de forma autônoma: eles podem fazer as formatações na residência do cliente, podem ir buscar o equipamento e formata-lo na sua casa ou abrir uma assistência técnica. Também há técnicos que se tornam docentes, ensinando outros a realizar a manutenção dos computadores e a sua montagem. Diversas vagas para os que formatam estão no Sistema Nacional de Empregos (SINE).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo