Empregos

Trabalhar de Operador de Motoniveladora

As obras de construção mais modernas contam com diversos tipos de maquinário, não somente para que os locais sejam levantados, mas para que o solo onde se dará a construção seja bem planejado e é por isso que se tem a motoniveladora.

Ela é um veículo que tem uma extensa pá próxima à roda: conforme ele se locomove, essa pá leva a terra. É como se alguém passasse uma espátula para fazer o nivelamento da cobertura de um bolo. Os profissionais que conduzem essa máquina recebem até R$ 2.600,00 e é obrigatório que os funcionários tenham habilitação do DETRAN para as máquinas pesadas: sem isso, a condução é tão irregular quanto seria dirigir sem uma CNH.

Os operários que trabalham com as motoniveladora têm jornadas de 8 horas por dia, normalmente, e costumam fazer parte das empreiteiras. Além da habilitação apropriada, os admitidos para conduzir esse maquinário costumam ter ensino técnico e, se for para atividade agrícola, existem os que exijam que os condutores tenham curso de Agronomia.

Vagas

Os operadores de motoniveladora têm oportunidades em qualquer Estado do Brasil e um local onde todas as vagas estão reunidas é o Portal Emprega Brasil: https://empregabrasil.mte.gov.br/. Não é obrigatório nem que o operador faça um cadastro: ele pode analisar primeiro se a sua região tem alguma vaga e só depois fazer o perfil.

As empreiteiras também estão instaladas em diferentes locais e, normalmente, têm banco de currículos em seu site, aceitando, porém, os currículos em papel. Essas empresas podem usar agências de empregos, sendo necessário que os operadores de motoniveladora deixem suas candidaturas nelas também, assim como nas especializadas em terceirizações.

Para os que querem conduzir a motoniveladora nos ambientes agrícolas, vale a pena deixar um currículo nas plantações ou nas cooperativas. Deixar o currículo no canteiro de obras também pode servir, mas só quando se entrega ao engenheiro responsável e é provável que ele diga para procurar diretamente a construtora. Muitas empresas de construção fazem processo seletivo com o Sistema Nacional de Empregos (SINE).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo