EstágiosJovem Aprendiz

Trainee ou estágio – qual melhor opção?

Os cargos de traineee de estágiosão essenciais para as companhias e para os próprios estudantes ou pessoas que são recém-formadas. Para as empresas, é possível fornecer um salário um pouco menor, mas ter a sua mão de obra, além de essas pessoas poderem ser futuras funcionárias com maior certeza de que serão boas contratações.

Para os contratados dessas duas maneiras, o benefício costuma ser a entrada no mercado profissional que escolheram e também a chance de continuar estudando, além de uma possível efetivação. Se os dois têm as suas vantagens, que tipo então é o melhor?

Perfil: essa é a chave

Não dá para especificar que o trainee ou o estágio é melhor, pois isso está relacionado ao perfil do contratado. Para quem já está formado, será muito melhor a admissão como trainee, já que as remunerações são maiores. Porém, se a pessoa ainda é estudante, é claro que a sua opção mais adequada será o estágio, pois ele é de meio período, mesmo com uma remuneração mais baixa.

Trainee tem mais quantidade de vantagens

Aqueles que estiverem dentro do perfil de trainee podem encontrar muito mais vantagens se forem contratados nessa modalidade. Uma delas é que é mais provável que um trainee seja efetivado a um estagiário: na função de trainee, essa pessoa pode demonstrar um pouco mais das suas capacidades, inclusive já é formada. A curto prazo também existem mais vantagens, como os vencimentos serem melhores.

É claro que os estagiários também possuem as suas vantagens, como cumprir uma jornada profissional menor. Além disso, as exigências diárias para os trainees tendem a ser mais duras.

Conhecimentos solicitados são quase os mesmos

A respeito das capacitações que as empresas pedem ao trainee ou ao estagiário, elas são quase as mesmas: conhecimento de Informática, por exemplo, e domínio intermediário de Inglês. Não são apenas as capacitações requeridas que são parecidas: os benefícios que são ofertados também. Nas duas formas de contratação costuma-se oferecer vale-transporte e, dependendo do porte da empresa, a assistência médica também.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo