NotíciasCursosVestibular

UFMG divulga 6.329 vagas e edital para o SiSU 2024

As inscrições para o Sisu 2024 começaram na última segunda-feira (22) e se estenderam até o dia 25. A Universidade Federal de Minas Gerais orienta que os candidatos leiam o edital completo disponível em seu site antes de se candidatar a uma vaga na instituição.

Era obrigatório que o candidato tenha feito o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2023 para se candidatar. No total, a UFMG está oferecendo 6.329 vagas para 82 cursos de graduação distribuídos entre os campi de Belo Horizonte e Montes Claros.

Novos cursos disponíveis

Neste ano, a UFMG tem como novidade a abertura de três novos cursos: Engenharia de Materiais, Arqueologia e Ciência de Dados. O resultado do processo seletivo e a ordem de classificação serão disponibilizados no dia 30 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Após a divulgação do resultado, os aprovados serão convocados para o registro acadêmico e a matrícula, cuja primeira etapa será feita online, no site da UFMG.

O pró-reitor de Graduação da UFMG, Bruno Otávio Soares Teixeira, alerta sobre a necessidade de atenção a todos os passos e prazos do processo. “São necessárias muitas interações além da inscrição no site do Sisu. Na UFMG, o processo de registro e matrícula começa com uma etapa online, e, dependendo da modalidade da vaga ocupada, o candidato participará de procedimentos presenciais”, informa.

No site Sisu UFMG, é possível ter acesso aos demais documentos relacionados ao processo seletivo, como os editais do Sisu-MEC 2024 e da lista de espera do Sisu UFMG 2024, além do termo de adesão da Universidade ao processo.

Inscrição em etapa única

Este ano, todas as inscrições para o Sisu ocorrerão em uma única etapa, inclusive para os cursos que se iniciam no segundo semestre. Na UFMG, isso já acontece desde 2016.

As vagas para os cursos que se iniciam no segundo semestre serão preenchidas de acordo com a ordem de classificação obtida baseada na nota do Enem 2023. Os candidatos não poderão escolher em qual semestre desejam ingressar, mas poderão ser convocados para antecipar a matrícula para o primeiro semestre, se necessário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo