Empregos

Vagas de Emprego para Alfaiate

Mesmo com as grandes confecções têxteis, os alfaiates são trabalhadores que ainda têm boa clientela, fazendo roupas personalizadas e também os seus ajustes. Esses profissionais trabalham com o vestuário masculino e uma das peças que mais são requisitadas a eles são ternos: os executivos costumam comprar esses ternos personalizados porque, vindos de alfaiates, eles têm mais durabilidade.

Para atuar nas alfaiatarias, essas pessoas precisam de cursos de corte e costura, que podem ser técnicos: possivelmente, ele está com o nome de “Confecção Têxtil” ou uma nomenclatura parecida. Podem-se localizar cursos que sejam exclusivamente para a alfaiataria, principalmente no Serviço Nacional e Aprendizagem Comercial (SENAC).

Tailor dressmaker at work

É preciso que esses profissionais saibam a diferença dentre alguns tecidos e que conheçam as máquinas de costura e outras que são necessárias para a confecção. Mais uma coisa que os alfaiates têm de dominar são as medidas: uma das vantagens que os homens esperam das roupas exclusivas é que elas estejam perfeitas para os seus corpos.

O normal é que os alfaiates trabalhem por 8 horas diárias, lembrando que as datas comemorativas podem fazer com que as confecções fiquem mais numerosas e seja preciso hora extra. Tratando-se de salário, eles tendem a receber até R$ 2.000,00.

Vagas

Uma boa ideia é procurar as alfaiatarias pessoalmente e apresentar aos superiores o currículo. Além disso, as plataformas de emprego, como o Portal Emprega Brasil, mostram que confecções precisam de profissionais e de acordo com a região, sempre gratuitamente: https://empregabrasil.mte.gov.br/.

Os candidatos a atuar em alfaiatarias podem registrar-se no LinkedIn: fazendo o seu perfil, eles conseguirão utilizar de graça a barra de procura de vagas, tendo de escrever “alfaiate” ali e ver os possíveis resultados.

Existe o Sistema Nacional de Emprego (SINE): os profissionais podem escolher dentre muitas unidades em cada Estado e cadastrar-se pessoalmente e de graça. Com o cadastro, eles têm de ir de vez em quando àquela unidade para observar o painel de vagas e candidatar-se, com a possibilidade de fazer isso utilizando o SINE Fácil: para download, é preciso utilizar o Android.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo