Dezenas de tipos de estabelecimentos precisam de cozinheiros: os hospitais, por exemplo, necessitam dos que proporcionem os alimentos para a dieta dos internados; da mesma forma, as escolas precisam de merendeiras, assim como os hotéis precisam de chefs para tratar das refeições.
É claro que os restaurantes são os estabelecimentos nos quais os cozinheiros têm mais possibilidades, inclusive porque há cozinhas de todos os tipos sendo apreciadas no Brasil.
O indivíduo que quiser ser cozinheiro pode ou não ter um curso superior: vai depender de qual é o tipo de lugar no qual quer atuar. Se for um grande restaurante ou para a cozinha de hotéis, é indispensável ter curso de Gastronomia e, eventualmente, até de um tipo particular de culinária. Para estabelecimentos mais simples, pode-se apresentar apenas a experiência, mas os proprietários estão aumentando sempre a sua exigência.
A jornada profissional desses trabalhadores tende a ser bem difícil: suas escalas incluem finais de semana, por exemplo. Os salários mais elevados podem ser de R$ 2.700,00, enquanto outros cozinheiros recebem até R$ 937,00.
Processos seletivos particulares
Os hotéis e outras empresas grandes usam seus sites para anunciar os processos seletivos. Por isso, é bom procurar as páginas dos restaurantes, por exemplo, além dos cruzeiros e até das companhias aéreas, pois as refeições para os passageiros também são criadas por chefs. Os estabelecimentos desse tipo também pegam os currículos presencialmente.
Não é incomum que sejam contratados também os estagiários de Gastronomia: eles ficam com os chefs por algum período e, conforme o seu destaque, podem tratar da cozinha de alguma franquia. Muitos processos de estágio estão no NUBE e, por isso, deve-se manter um cadastro: https://www.nube.com.br/.
SINE
Nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE), os cozinheiros cadastram-se presencialmente e é disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego o aplicativo SINE Fácil: dessa maneira, esses trabalhadores encaminham os currículos até por meio do dispositivo móvel.
Portal Emprega Brasil
Com a página https://empregabrasil.mte.gov.br/, são achadas as vagas de contratantes de quaisquer localidades, tudo também sendo de graça.