As colheitadeiras são grandes equipamentos que os agricultores utilizam para que diversos tipos de grãos sejam colhidos. Com esse aparelho, uma quantidade maior deles pode ser recolhida e sem ser necessários tantos colaboradores: é preciso de um indivíduo para dirigir essa colheitadeira e mais alguns para organizar a produção.
É mais recorrente que essas pessoas sejam contratadas nas zonas rurais, já que é ali que está a maior parte das produções agrícolas. Os indivíduos que têm essa profissão precisam de Carteira Nacional de Habilitação em categorias como a D ou a C, além de serem treinados, já que um atropelamento com esse equipamento ou uma queda dele é perigoso.
Geralmente, o operador de colheitadeira realiza um curso e têm jornada profissional variada e muitos têm R$ 2.000,00 como salários. Caso o cidadão queira comprar a sua colheitadeira e prestar serviços para os agricultores, ele pode estabelecer uma remuneração diferente e também outra carga horária. Há até os proprietários desse equipamento que escolhem aluga-lo.
Oportunidades
Um modo simples para os operadores saberem dessas vagas é procurando as companhias que trabalham com grãos: ainda que elas sejam em regiões urbanas, podem ter plantações próprias em diferentes lugares e, por isso, necessitar de alguém que utilize a colheitadeira.
As cooperativas de produtores são outra ferramenta para quem deseja esse tipo de função profissional. É verdade que as cooperativas não funcionam como agências de emprego, mas os colaboradores de lá podem saber de propriedades que estão recrutando. Aliás, as agências de emprego podem indicar a esses trabalhadores algum contratante por intermédio do cadastro de currículo.
Diversos operadores de colheitadeiras são procurados com o Portal Emprega Brasil: https://empregabrasil.mte.gov.br/. Nesse site, essas pessoas determinam a região que seriam possíveis, de acordo com sua capacidade de transporte.
Os operadores de colheitadeira podem contatar quem precisa desse tipo de funcionário com o Sistema Nacional de Empregos (SINE). Primeiro, esse trabalhador vai escolher a filial mais perto e levar os documentos pessoais; depois, ele poderá informar-se sobre as oportunidades pelo aplicativo ou pelos painéis físicos.