Empregos

Vagas de Emprego para Piloto Fluvial

Os pilotos fluviais são os que pilotam aeronaves comerciais, que podem ser de todo tipo de porte. Também é comum que eles pilotem os aviões que são exclusivos para cargas, até mesmo em rotas internacionais. Existem cursos para que as pessoas sejam piloto, mas não basta estar formado: para determinados aviões, é preciso ainda que o indivíduo já tenha uma quantidade específica de horas no ar.

É difícil especificar por quantas horas semanais os pilotos fluviais trabalham: eles têm escalas e, dependendo de quanto dura cada voo, eles possuem um prazo para poder descansar. Os pilotos mais experientes podem ganhar mais de R$ 4.000,00, apesar de os que estão começando nas empresas aéreas ganharem R$2.700,00, aproximadamente.

Vagas

Esse tipo de vaga é um pouco difícil de surgir no Sistema Nacional de Empregos (SINE), mas ainda se recomenda que os pilotos fluviais o consultem. Para fazer isso, eles têm de cadastrar-se pessoalmente antes: com um cadastro no SINE mais próximo, é possível baixar o SINE Fácil e acompanhar as oportunidades para pilotos por essa ferramenta.

É possível que as escolas de aviação deem direcionamentos aos novos pilotos, orientando-os sobre que órgãos fazem admissões, por exemplo. Quando as empresas aéreas têm processos para estágio, as escolas de aviação também tendem a dar o aviso. De qualquer maneira, esses futuros pilotos podem informar-se pelo Núcleo Brasileiro de Estágio (NUBE).

Outro meio para os pilotos fluviais mandarem os currículos é encaminhá-los às companhias aéreas. Vale dizer que não precisa ser apenas para as nacionais: se o piloto fala Inglês, ele pode se candidatar para qualquer uma que tenha operação nos aeroportos brasileiros.

O Portal Mais Empregos pode ter opções para pilotos fluviais e sem a necessidade de deixar dados se nenhuma das vagas for interessante: https://empregabrasil.mte.gov.br/.

Como é o processo seletivo para os pilotos fluviais?

O que as empresas aéreas vão considerar primeiro é que tipo de curso de aviação essas pessoas fizeram e quantas horas elas já têm de voo. Esses novatos costumam ficar assessorando os pilotos experientes por vários meses.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo