DicasEmpregos

Vagas de Emprego para reabilitados INSS

Todos os trabalhadores no Brasil possuem o direito de conseguir uma vaga de emprego no mercado, independente da sua situação, porém nem sempre isso é algo simples.

Os profissionais que pagam o benefício da previdência social possuem o direito de reabilitação profissional, sendo concedido esse benefício também para o dependente do segurado. Isso existe para poder garantir que todos os trabalhadores consigam uma posição no mercado de trabalho mesmo que ocorra algum problema no caminho, como um acidente.

Como um reabilitado do INSS pode conseguir um emprego?

Para que um trabalhador reabilitado pelo INSS possa conseguir um emprego, ele precisa comprovar que ele já está apto para a função. Depois que ocorre algum acidente onde o profissional precisa ficar afastado, ele precisa passar pelo médico do INSS para que ele possa constatar se o profissional está ou não pronto para voltar para o mercado de trabalho apesar da sequela, e caso a resposta seja positiva ele poderá se candidatar a qualquer vaga de emprego que seja direcionada para PCD, pessoas com deficiência.

Hoje em dia, existe uma lei que obriga as empresas que possuem mais de 100 funcionários a contratarem um percentual de pessoas que possuam alguma deficiência, independente da área ou do setor de atuação.

Dificuldades em encontrar uma oportunidade de trabalho para reabilitados INSS

Nem sempre é fácil encontrar uma vaga de emprego, independente de o profissional ter ou não uma deficiência, mas isso irá variar de como o mercado de trabalho está se comportando. Antigamente, as pessoas que tinham alguma deficiência encontravam mais dificuldades em conseguir uma oportunidade no mercado, mas depois que a lei foi criada em 1991, os trabalhadores já possuem muito mais facilidade.

Para que o profissional reabilitado pelo INSS possa encontrar uma vaga de emprego com maior facilidade, ele deve buscar empresas que tenham 100 ou mais funcionários e que estejam com vagas para PCD abertas. A empresa irá fazer um processo de seleção da mesma forma, para poder definir se o candidato possui a qualificação necessária para exercer a função que está com vagas abertas no momento.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo