Vagas de Emprego para Repórter

Todos os veículos de comunicação necessitam dos repórteres, embora muitos os associem apenas à televisão: existem os que fazem reportagens escritas, os que trabalham para a Internet e ainda os que realizam reportagens para o rádio. Uma parte grande desses profissionais tem formação em Jornalismo, ainda que essa graduação tenha deixada de ser requerida obrigatoriamente.

O trabalho dos repórteres não é somente comunicar o que está acontecendo ou algum fato: são eles quem pesquisam muitas das fontes, tentam os contatos com os seus entrevistados, escrevem o que precisarão falar nas reportagens e muito mais.

O perigo para os repórteres também é grande, especialmente para os que são de programas de investigação criminal. Além das entrevistas rápidas, existem os profissionais que fazem grandes seres de investigações, tendo até mesmo os seus programas: ainda que os apresentem, eles seguem sendo repórteres.

Seleção nas emissoras

As emissoras regionais e as nacionais costumam buscar esses profissionais para estar nas suas equipes de entretenimento ou de jornalismo. Contudo, o mais comum é que esses contratados saiam de outras funções: muitos repórteres iniciam como assistentes, como estagiários e outros tipos de funções. Por isso, os profissionais precisarão abrir o seu leque de candidaturas, já que elas podem ser boas portas.

Os anúncios de que alguma emissora está contratando são recorrentes na Internet, mas poucas vezes são reais. Por isso, é melhor que os profissionais confirmem nas redes sociais e nas plataformas sérias de anúncio de vagas. Uma plataforma 24 horas, por exemplo, é o Sistema Nacional de Empregos (SINE): nas unidades físicas, o funcionamento vai até às 17h, mas existe o aplicativo com o qual se procuram essas vagas na hora em que se quer.

Sites de estágios

Para os estudam para serem repórteres, mas já querem estar no ambiente da Comunicação e melhorar as suas possibilidades de serem convidados para coberturas, as páginas especializadas em estágio são fundamentais. O Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE) é um dos vários espaços nos quais os estudantes de Jornalismo encontram oportunidades: https://www.nube.com.br/.




Comentar