Estágios

Vagas de Estágio para PCD – NUBE

As vagas de estágio para os profissionais deficientes é uma obrigatoriedade no caso de a companhia ter mais de uma centena de funcionários. Quando é assim, pelo menos 5% das oportunidades precisam ser destinadas aos que têm problemas diversos de locomoção ou de visão, por exemplo.

Apesar de as empresas com menos colaboradores que isso não serem obrigadas a fazer essas admissões, muitas fazem por conta de uma questão social. Sendo assim, esses trabalhadores podem atuar em bancos, em hospitais, em escolas e tendo muitos tipos de função.

O que é preciso para que a empresa contrate os PCDs?

Por mais que a empresa queira admitir os profissionais deficientes ou que eles queiram trabalhar, é claro que a vaga em si necessita de algumas características. Uma das mais importantes é que o local em que o trabalhador vai estar precisa ser adaptado: se é uma pessoa que tem pouca visão, por exemplo, o ambiente terá de ser um pouco mais claro.

Quando se fala de pessoas com problemas para locomoção, a empresa tem de providenciar as rampas ou, se não for o caso de cadeira de rodas, pelo menos corrimãos para que o colaborador tenha mais firmeza.

Vagas para PCD

As empresas maiores, geralmente, possuem um tipo de processo seletivo que é exclusivo para esses indivíduos, como o Banco Bradesco. Quando os universitários se candidatam, eles encontram opções referentes à deficiência e assinalam qual é a sua.

Além do Bradesco, mais companhias especificam em seu programa de estágio que os PCDs são aceitos e é comum que os seus formulários até peçam que sejam mencionadas as condições especiais das quais esses colaboradores tenham necessidade.

Como achar

Os profissionais deficientes visualizam vagas adequadas para eles no Serviço Nacional de Empregos (SINE): no primeiro cadastro, é indispensável ir pessoalmente; quando ele está feito, basta que se vejam as chances pelo aplicativo SINE Fácil.

Há sites especializados em contratações de deficientes e as oportunidades para eles, e em todos os ramos, também são mostradas no Núcleo Brasileiro de Estágio: https://www.nube.com.br/.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo