Dicas

Valores a Receber 2023 – Como solicitar Pix ao Banco

Um dos assuntos que estão deixando as pessoas em polvorosa é o pagamento do dinheiro esquecido: são quantias deixadas em contas bancárias antigas e que os clientes não resgataram.

Muitas vezes, esses clientes passaram para outro banco e simplesmente se esqueceram de que tinham dinheiro a ser sacado. Agora, o governo federal está devolvendo essas quantias aos cidadãos.

De forma geral, quem tiver algum dinheiro esquecido vai poder recebê-lo por meio de um PIX, algo considerado seguro para o banco e para quem fará o saque.

 

É obrigatório ter um PIX

Hoje em dia, é bem difícil alguém que não esteja familiarizado com a tecnologia do PIX. Afinal, essa é uma forma de pagamento que torna as transações mais seguras, mais rápidas e mais fáceis.

É por causa disso que, de acordo com o Banco Central, quem quiser ter de volta o dinheiro deixado em contas terá de apresentar uma chave PIX. Essa medida é para reduzir as desconfianças de quem chegou a achar que a devolução era apenas um golpe.

Contudo, como é que se solicita ao banco uma chave PIX?

 

Pedindo ao banco a chave

Primeiramente, é a própria pessoa que define a sua chave PIX, a menos que ela opte por uma chave aleatória que é feita sempre com a junção de números e de letras.

Fora isso, é o cidadão que determina a sua chave, que pode ser o e-mail, o CPF ou o número de telefone celular. Inclusive, há bancos que beneficiam os seus correntistas conforme a quantidade de chaves PIX que eles cadastram.

Para que se proceda ao cadastro da chave PIX, é só:

  • Acessar o Internet Banking ou o aplicativo do banco
  • Procurar pela área PIX
  • Clicar em “cadastrar nova chave”
  • Escolher qual será a chave que se quer cadastrar
  • Colocar os dados ou copiar a chave aleatória

 

E para quem não tem PIX?

As pessoas que cadastrarem essa chave receberão o dinheiro esquecido devido ao trabalho do Banco Central. Já para aquelas que não têm conta em banco ou que preferem não ter PIX, a solicitação do dinheiro esquecido tem de ser presencial.

É preciso descobrir na conta de qual banco se encontra esse dinheiro esquecido e usar os canais de atendimento para pedir a sua devolução.

Nesses casos, é possível que a instituição faça uma transferência ou que autorize o saque nos terminais.

 

Valor do dinheiro esquecido pode ser surpreendente

 

Quando se trata do dinheiro que as pessoas deixam nas contas bancárias, há muitas surpresas: há quem encontre mais de R$ 1.000 e outras pessoas que só puderam sacar moedas de centavos.

É por isso que se recomenda primeiro fazer a consulta com o Banco Central para verificar se há dinheiro esquecido a ser retirado e de quanto é. Dessa forma, evita-se planos e diversos tipos de zombaria.

Cabe dizer que as pessoas físicas têm a receber em média R$ 6.000.000.000, ou seja, haverá vários PIX depois do dia 01/03.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo