10 dicas infalíveis para criar um currículo de sucesso e conquistar empregadores

Construa um currículo impactante com essas 10 dicas essenciais

Por: Vagas Abertas - Empregos, Notícias, Sine, Estágio e Aprendiz

Um currículo bem formulado e apresentado é a ferramenta mais crucial para quem está à procura de oportunidades profissionais. Contudo, a questão fundamental é: por onde começar?

Saiba Mais

Priorize um visual limpo

O bom e velho arquivo do Word continua sendo uma boa opção. Caso queira mais, explore o aplicativo Canva, que oferece templates prontos. Um projeto demasiadamente criativo pode transmitir a impressão de que as informações (que são verdadeiramente relevantes) estão sendo negligenciadas.

Invista na correção ortográfica e gramatical

O currículo opera como o seu cartão de apresentação, portanto, é essencial que seja redigido seguindo o padrão culto do português e sem erros de gramática e ortografia.

Insira coerentemente as informações pessoais

Esses devem ser os primeiros dados a serem incluídos no currículo. Assegure-se de que conste seu nome, endereço e meios de contato, como o email e telefone. A foto não é necessária, ademais, você pode adicionar o link do seu perfil no LinkedIn.

Foque no objetivo 

Este é o campo onde você menciona a vaga que almeja ocupar, por exemplo, "supervisor administrativo". É de extrema importância que o currículo seja adaptado para cada vaga que está concorrendo.

Saiba Mais

Aposte no resumo

Neste espaço, apresente em tópicos as experiências e a formação que você dispõe para essa vaga específica. Se é da área financeira, pode realçar que é graduado em economia, e somar a sua experiência relevante para esse cargo, por exemplo.

Liste sua formação acadêmica

Adicione o nome do curso, o nome da instituição de ensino, as datas de entrada e saída ou se ainda está cursando e em qual período (noturno ou diurno).

Relembre suas experiências profissionais

Para evitar que o texto fique demasiadamente extenso, insira somente as últimas três experiências profissionais. Mantenha o histórico completo de experiências no LinkedIn.

Idiomas

É relevante mencionar apenas os idiomas que você domina, pelo menos, em nível intermediário.

Cursos complementares

Inclua somente se esses cursos complementares estão relacionados à área da vaga pretendida.

Opte pela simplicidade

A importância de um currículo estar bem formulado e ser simples é expressiva. O objetivo é destacar apenas as informações relevantes para a vaga a qual está concorrendo.

Saiba Mais