5 dicas de como estudar para concurso púbico

Por: Vagas Abertas - Empregos, Notícias, Sine, Estágio e Aprendiz

Se você é um concurseiro de primeira viagem e não sabe como estudar para o concurso público, não se preocupe, tendo em vista que o início da trajetória de como começar a estudar para processos seletivos pode gerar diversas dúvidas. Para lhe ajudar nisso, reunimos as principais dicas. Mas antes, vale frisar que as sugestões podem variar de pessoa para pessoa. Portanto, utilize-as de forma que melhor lhe convenha.

5 dicas de como estudar para concursos públicos

1. Escolha entre estudar em casa ou fazer um cursinho: Muitos concurseiros se depararam com a escolha entre estudar em casa ou se inscrever em um curso preparatório. Inicialmente, a maioria opta pelo ambiente presencial para familiarizar-se com o mundo dos concursos, interagir com outros estudantes e ter um primeiro contato com as matérias.

2. Determinar o tempo de estudo diário: O tempo diário dedicado aos estudos varia de pessoa para pessoa, dependendo das obrigações e da capacidade individual de absorção de conteúdo. Alguns concurseiros conseguem focar apenas duas horas por dia, enquanto outros dedicam mais de 10 horas. Independentemente do tempo de estudo diário, é fundamental reservar cerca de 8 horas para descanso, garantindo a saúde e o bem-estar.

3. Escolher o material de estudo: O material de estudo é importante. Consultar concurseiros experientes e participar de grupos de discussão pode ser valioso nesse processo. Além disso, a preferência pessoal desempenha um papel fundamental na escola entre livros, PDFs impressos ou videoaulas.

4. Fazer outros concursos: Alguns concurseiros ponderam sobre a validade de participar de outros certames antes de alcançar seu objetivo principal, são os famosos "concursos escadas". Participar de concursos menos importantes pode proporcionar experiência e familiaridade com o ambiente de prova.

5. Planejar o estudo:  Concurseiros costumam criar dois planos: um antes do edital ser publicado e outro após o lançamento do edital. No primeiro plano, concentram-se em estudar matérias comuns a concursos na área de interesse, intercalando com exercícios para a fixação do conteúdo. No segundo plano, o foco é no conteúdo específico do edital.

Se prepare e boa sorte!