Assuntos que caem em concursos com nível de ensino médio

Por: Vagas Abertas - Empregos, Notícias, Sine, Estágio e Aprendiz

Passar em um concurso público é o sonho de milhares de pessoas, uma vez que estas oportunidades costumam garantir estabilidade financeira e um grande incremento no currículo. Porém, independentemente do nível de escolaridade exigido, os certames costumam ser bem difíceis, sendo preciso preparo e muita dedicação para se dar bem.

Se você almeja participar de alguma das inúmeras seletivas abertas em 2024, é preciso entender que para ter sucesso não basta apenas destinar horas do seu dia para estudos. Na realidade, é importante buscar pela qualidade desse período de tempo, uma vez que nem sempre aprendemos algo ao longo de 4h ou 5h estudando, mas com disciplina e qualidade podemos aprender uma matéria em bem menos tempo.

Ao longo deste ano, diversos certames de nível médio serão abertos. Geralmente, eles oferecem mais vagas do que os de nível superior. No entanto, é preciso se atentar. Na prática, isso significa que a concorrência será maior e, por conta disso, é importante definir um direcionamento para a sua preparação, decidindo qual carreira deseja seguir no serviço público.

O que costuma cair em concursos de nível médio?

As seletivas que exigem nível médio possuem uma lista de matérias em comum — vale mencionar que essas disciplinas podem variar dependendo da prova que irá ser aplicada, mas no geral elas se fazem presentes nos concursos. Sendo elas:

1. Língua Portuguesa; Matemática; Informática; Raciocínio Lógico; Direito Constitucional; Direito Administrativo e Atualidades.

Para descobrir quais assuntos serão abordados nos certames, a orientação é ler os editais. Caso o documento ainda não tenha sido divulgado pela banca organizadora, é possível verificar os editais das últimas edições dos concursos que irá fazer, pois os assuntos cobrados não costumam mudar muito.