Campinas vence Guarulhos e se torna a segunda maior geradora de empregos em SP

Por: Vagas Abertas - Empregos, Notícias, Sine, Estágio e Aprendiz

Dados recentes da Fundação Sistema de Análise de Dados do Estado de São Paulo (Seade) posicionam Campinas como a segunda cidade paulista que mais abriu oportunidades de emprego durante o ano de 2023.

Saiba Mais https

Apesar de um declínio mínimo em comparação ao ano anterior, a cidade ainda mostrou um saldo superior ao da cidade de Guarulhos, a segunda maior cidade paulista, de acordo com o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O desempenho de Campinas no ano de 2023

No decorrer de 2023, Campinas registrou um saldo positivo de 13.205 postos de trabalho, mostrando uma redução de 9,9% em relação ao ano de 2022, quando foram criadas 14.670 oportunidades. No entanto, mesmo com esta redução, a cidade se destacou ao superar Guarulhos, que teve um saldo de 12.706 vagas. A cidade de São Paulo se manteve na liderança com a criação de 132.263 novos postos de trabalho.

Desempenho notável da Região Metropolitana de Campinas (RMC)

Além do desempenho da cidade de Campinas, a RMC ressalta-se por ter sete dos seus municípios entre os 43 que mais geraram emprego, dentre as 645 cidades paulistas. Juntas, Campinas e a RMC foram responsáveis pela geração de 7,3% do saldo estadual de emprego com carteira assinada.

Fatores que contribuíram para o saldo positivo em Campinas

A melhoria nos números pode ser atribuída ao aumento do setor de serviços e à implementação de programas de atração de empresas e recuperação fiscal. Além disso, iniciativas como o Feirão de Emprego e Oportunidades também são destacadas.

Perspectivas para o futuro

Apesar da leve queda em relação ao ano anterior, os números de 2023 refletem a força do mercado de trabalho em Campinas e a RMC, com destaque para a expansão do setor de serviços. O resultado de Campinas prova que, apesar das adversidades, a cidade segue criando oportunidades e fomentando novas vagas de trabalho.

Saiba Mais https