Como fazer um currículo sem nunca ter trabalhado

Por: Vagas Abertas - Empregos, Notícias, Sine, Estágio e Aprendiz

O currículo é a principal forma de apresentação de um profissional, mesmo para quem procura conseguir sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. O documento é a forma mais rápida de apresentar-se ao empregador e convencê-lo de que você é o candidato certo para assumir a vaga oferecida.

Como é de se imaginar, os jovens que procuram o primeiro emprego sofrem muito na hora criar seu currículo, já que não possuem informações de experiências profissionais. Separamos algumas dicas de o que colocar em um currículo para quem nunca trabalhou.

Participação em eventos acadêmicos; domínio de línguas estrangeiras; participação em programas voluntários; bolsas e atividades de pesquisa de iniciação científica e qualificações técnicas relevantes para a vaga (saber mexer em softwares específicos, como Excel e Word, por exemplo).

Além disso, outro ponto importante para elaboração de um currículo simples e objetivo é conhecer a si mesmo, sua trajetória e habilidades. Neste segundo passo, é preciso saber selecionar e resumir as informações coletadas. Portanto, atente-se a estas dicas:

Nunca inclua informações falsas; estude sobre a companhia onde deseja trabalhar e ajuste as informações de acordo com o perfil do lugar; não exagere no volume de informação. Para quem não possui experiência, um currículo de uma página já o suficiente; o uso excessivo de elementos gráficos (fotos, bordas, efeitos em fontes) pode mais atrapalhar do que ajudar e preste muita atenção aos erros de português (concordância e grafia das palavras). Este tipo de erro pode causar uma má impressão logo de cara.

O que destacar no currículo se nunca trabalhei?

Para conquistar a tão sonhada oportunidade de emprego mesmo não tendo experiência, é preciso demonstrar que você está preparado para assumir aquela função. Uma boa dica é informar todas as suas características construídas ao longo da vida, como seus estudos e habilidades.